quinta-feira, junho 13, 2013

Acadêmicos da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul ministram oficina de matemática a alunos indígenas


Como parte da disciplina de Matemática Básica I, estudantes da terceira fase do curso de Educação no Campo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul ministraram, nesta quarta-feira (12), no auditório do Bloco A, uma oficina a alunos do Colégio Estadual Indígena Rio das Cobras, localizado em Nova Laranjeiras (PR).
Para a realização da atividade foi utilizado o jogo “Passa 10”, que estimula a prática da matemática aos participantes. “O jogo é uma forma de competição que trabalha com dados e canudinhos e motiva a aprendizagem das operações básicas”, explicou o acadêmico da UFFS, Tiago Prestes.
Para a professora da disciplina de Matemática Básica I do curso de Educação no Campo, Cladir Zanotelli, além de propiciar a aprendizagem aos alunos indígenas, a oficina é uma forma de aproximação da comunidade indígena com a universidade. “Foi uma maneira de mostrar e divulgar a UFFS, pois os alunos da escola indígena são potenciais estudantes da instituição. Consequentemente, a atividade faz com que nossos acadêmicos da licenciatura conheçam uma importante realidade de ensino, já que eles irão praticar a docência na escola indígena também”, completou.
O professor do Colégio Estadual Indígena Rio das Cobras, Valmir Rodrigues da Silva, aprovou a iniciativa. “É muito interessante trazer os alunos para conhecer a realidade da universidade, além da experiência de aprendizagem que é muito válida”, ressaltou.
Participaram da oficina 32 alunos da escola indígena, sendo oito do Ensino Médio e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC–EM) e 26 do sexto ano do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul