segunda-feira, abril 08, 2013

Segurança Pública:Mais de 500 novas viaturas já reforçam a segurança no Estado

O Governo do Estado já distribuiu, desde o início do ano, 563 novas viaturas para as polícias Civil e Militar do Paraná. Nesta segunda-feira (08/04), 18 veículos foram entregues pelo governador Beto Richa no município de Colombo e irão atender a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “Novas viaturas estão reforçando a atuação das polícias em todas as regiões do Estado”, disse Richa. 

A ação faz parte da reestruturação da frota policial paranaense. O governo estadual está adquirindo 1.470 novos veículos. Os Institutos de Criminalística, Médico Legal e o Corpo de Bombeiros também são beneficiados. “É a maior aquisição de viaturas da história do Paraná. Só um terço foi entregue e já vemos as melhorias na nossa segurança pública”, afirmou Beto Richa. 

Richa lembrou que o Estado tinha uma frota antiga de veículos para atuação policial. Ele disse que a reestruturação é essencial para o bom desempenho do trabalho de segurança. “Queremos uma polícia ainda melhor, mais ágil e que dê respostas rápidas à comunidade”, frisou. 

O Governo do Estado realizou uma licitação, no final do ano passado, para a compra de 1.220 novas viaturas policiais. No entanto, com a economia feita no processo, foi possível adquirir outras 250, somando assim 1.470 novos veículos. A entrega de todo o primeiro lote deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. As demais (250) têm previsão para estarem circulando até o final do ano. 

Das viaturas entregues até o momento, 475 foram para a Polícia Militar (418 Renault Duster e 57 Renault Fluence) e 88 para a Polícia Civil (todas Renault Duster). A Secretaria da Segurança Pública informa que o próximo lote a ser entregue conta com cerca de 260 veículos e contempla o Corpo de Bombeiros e Os Institutos de Criminalística e Médico Legal. 

A distribuição das viaturas atende um estudo elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico, da Secretaria da Segurança Pública, tendo como base os índices de criminalidade registrados nos municípios paranaenses. Todas as regiões já receberam veículos. 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, informou que em torno de 40% da frota policial estava em baixa condição de uso. “Eram viaturas muito antigas e com potencial muito reduzido de operação”, afirmou. Para ele, os novos veículo darão mais eficiência ao trabalho da polícia. “São viaturas mais resistentes, com autonomia e uma durabilidade maior. Além de serem modernas e terem tecnologia para facilitar os trabalhos”, ressaltou. 

RMC – As cidades beneficiadas com este lote são Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Colombo, Itaperuçu e Quatro Barras. 

“A população tem sentido a diferença nas ruas. É um trabalho para melhorar a segurança da nossa região que agora está surtindo efeito”, disse a prefeita de Colombo, Bete Pavim. 

Moradora há 14 anos no bairro Guaraituba, em Colombo, Mara Rose de Souza (42) contou que atualmente se sente mais segura no local. “Estou surpresa porque estou vendo policiais nas ruas. A gente não via isso por aqui. Dá mais segurança pra nós”, afirmou a dona de casa. 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a cidade de Colombo era uma das mais violentas do Paraná. Por este motivo, o governador Beto Richa autorizou a instalação do 22° Batalhão da Polícia Militar na cidade, que atende mais onze municípios (Almirante Tamandaré, Campo Magro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Serro Azul, Doutor Ulysses, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná e Adrianópolis). 

Números da PM mostram que, em cinco meses de atuação, o reforço no policiamento permitiu a queda de 70% no número de homicídios na região. “Tínhamos uma média de 18 homicídios por mês. Hoje este número caiu para três. Isso foi possível graças à instalação do batalhão e o policiamento mais próximo da comunidade”, destacou o comandante do 22° BPM, tenente-coronel Mauro Celso Monteiro. 

Colombo também ganhará uma Unidade Paraná Seguro (UPS), anunciada na última semana pelo governador. Ao lado se São José dos Pinhais, serão as duas primeiras cidades da RMC a receber bases de policiamento comunitário. Levantamento da PM demonstra que os locais que receberam unidades o número de homicídios caiu cerca de 30%. 

Participaram da entrega de viaturas os secretários estaduais Ratinho Junior (Desenvolvimento Urbano) e Luiz Claudio Romanelli (Trabalho, Emprego e Economia Solidária); os deputados estaduais Valdir Rossoni e Mauro Moraes; o comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; prefeitos, vereadores e a comunidade local.

AEN

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul