segunda-feira, abril 08, 2013

Laranjeiras do Sul:Deputado Nereu Moura recebe representantes da Usina do Baixo Iguaçu


O deputado estadual Nereu Moura (PMDB) recebeu, nesta segunda-feira (8), a visita da comissão de representantes da Ahdabi (Associação dos Atingidos do Baixo Iguaçu).

Na oportunidade, os agricultores dos municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques falaram sobre as dificuldades que estão tendo no relacionamento com a Neoenergia, a empresa responsável pela construção do empreendimento energético.

O parlamentar peemedebista que foi presidente da Comissão Especial da Assembleia Legislativa na época da construção da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias assumiu o compromisso de dar total apoio na reivindicação dos agricultores.

“Não é possível que para o desenvolvimento do Brasil, pessoas sofridas que a décadas residem as margens do Rio Iguaçu tenham que pagar caro sendo obrigadas a vender seus imóveis por preços injustos”, afirmou Nereu Moura.

O deputado já agendou para os próximos dias uma visita aos municípios atingidos para reunir-se com a população afetada e discutir estratégias de defesa dos interesses da comunidade.

Em janeiro, a Neoenergia marcou o início das negociações quanto à indenização das áreas rurais que serão inundadas pela formação do futuro reservatório.

Cerca de 300 famílias de cinco municípios – Capitão Leônidas Marques, Capanema, Planalto, Realeza e Ampére – deverão ser indenizadas pelo processo. O reservatório da hidrelétrica terá treze quilômetros quadrados, um dos menores do país.

De acordo com os proprietários de terra, um alqueire na região de Capitão vale cerca de R$ 50 mil, sem contar as benfeitorias do local. No entanto, a intenção da Neoenergia é de empregar uma tabela nacional para pautar os valores e indenizar as famílias. Esta tabela, está utilizando valor abaixo do preço de mercado.

Usina – O Baixo Iguaçu terá capacidade de 350 megawatts, potência suficiente para abastecer pouco mais de 1 milhão de pessoas. Listada no
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra custará cerca de R$ 1,5 bilhão.

O local escolhido para a usina fica no Rio Iguaçu, entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Capanema, a pouco mais de 500 metros do Parque Nacional do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul