quinta-feira, abril 11, 2013

Laranjeiras do Sul:Campus Laranjeiras do Sul realiza palestra sobre ciência moderna


Grupo de pesquisa da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul realiza palestra sobre ciência moderna
O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras promove, no próximo dia 17, às 19 horas, a palestra “A ciência moderna e o destronamento do homem”. O evento, aberto ao público externo, acontece no auditório do Campus e terá como palestrante o professor Miguel Mundstock Xavier de Carvalho.
Segundo Carvalho, a palestra tratará de dois momentos fundamentais da ciência moderna. “Vou abordar a passagem do geocentrismo para o heliocentrismo, no final da Idade Média e começo do Renascimento, e a questão da revolução darwiniana, no século XIX. Estes são momentos que trazem implicações filosóficas importantes sobre a visão que o ser humano tem de seu lugar no universo”, explica.
A atividade marca a abertura do Ciclo de Seminários em Ciências Naturais e Matemática, que é destinado a professores do ensino básico de escolas públicas de Laranjeiras do Sul. No entanto, todas as palestras serão abertas à comunidade em geral.
No total, o ciclo contará com 11 seminários, que acontecerão quinzenalmente. O objetivo do grupo de pesquisa é ofertar palestras sobre os mais variados temas atuais da Biologia, Física, Química e Matemática de modo a possibilitar a discussão de estratégias de ensino, da correlação dos conteúdos da grade curricular com situações do cotidiano e da possibilidade de abordar a interdisciplinaridade entre as áreas das Ciências Naturais e Matemática.
Palestrante
Miguel Mundstock Xavier de Carvalho possui graduação (2000-2004), mestrado (2004-2006) e doutorado (2006-2010) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio de doutorado pela University of Kansas (EUA). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história ambiental, desmatamento, araucaria angustifolia, floresta de araucária, colonização e história da criação intensiva de suínos.
Via Assessoria de imprensa UFFS

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul