terça-feira, abril 16, 2013

Deputado Nereu Moura acompanha prefeito de Iracema na Secretaria da Saúde


O deputado estadual Nereu Moura (PMDB) acompanhou, nesta terça-feira (16), o prefeito de Iracema do Oeste, Donizete Lemos, em uma audiência com o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. O prefeito veio à Curitiba solicitar o repasse de veículos para realizar o atendimento aos doentes do município.

“Precisamos transportar todos os dias os pacientes para receberem o atendimento em Cascavel, que fica a 84 km de distância. Além do custo do transporte, recebemos os veículos da administração passada em péssimo estado, o que nos impede de prestar um atendimento de mais qualidade para a população”, contou o prefeito.

“Para uma cidade como Iracema do Oeste, que têm 3 mil habitantes e nenhum hospital, receber uma ambulância muitas vezes é muito mais importante do que receber o asfalto. Um veículo para o transporte de doentes representa a vida”, afirmou o deputado.

De acordo com Caputo Neto, o Governo do Estado planeja entregar até o fim de 2014, mais de 400 ambulâncias em todo o Paraná. “É mais do que uma ambulância por município”, ressaltou. “Vamos receber 33 veículos até o fim de maio e já estamos programando uma compra de mais 100 automóveis que devem ser entregues até dezembro. Tenho certeza que Iracema será beneficiada”, frisou o secretário.

Ação Social – O deputado Nereu Moura também acompanhou o prefeito Donizete e a secretária de Ação Social do município, Fátima Lemos, em uma visita a Fernanda Richa, secretária da Família e Desenvolvimento Social.

No encontro que ocorreu na segunda-feira (15), no Palácio das Araucárias, Fernanda Richa falou da importância do município de Iracema realizar um levantamento sobre as carências da área social.

De acordo com a secretária, foi criado o Fundo Estadual de Assistência Social do Paraná, que estabelece o repasse de recursos automaticamente aos municípios, sem a necessidade de convênios. “Esta transferência fundo a fundo irá garantir que os municípios sejam atendidos com o Piso Paranaense de Assistência Social”.

O programa prevê a transferência de R$ 6,4 milhões e irá atender a partir do segundo semestre 86 municípios com até 20 mil habitantes. O valor
mínimo do repasse é de R$ 6.250,00 por mês. “Para receber este dinheiro, que poderá ser utilizado em qualquer área da assistência social é necessário que a cidade esteja com o CRAS (Centro de Referência de Ação Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) funcionando”, frisou Fernanda.

“Iracema tem um CRAS mas precisamos implantar um CREAS, especializado no apoio a pessoas que sofrem violência e a violação dos seus direitos. Assumimos em janeiro e ainda estamos estruturando a ação social mas tenho certeza que em breve vamos conseguir montar um CREAS e contar com mais esta ajuda do Governo do Paraná”, afirmou a primeira-dama.

Esportes – O deputado também encaminhou um ofício ao secretário de Esportes, Evandro Roman, reforçando a solicitação do prefeito Donizete, para a viabilização dos materiais esportivos que serão destinados às escolinhas de futebol e voleibol de Iracema do Oeste.

“A secretaria está fazendo a entrega de bolas, redes de futebol, coletes e outros artigos esportivos a vários municípios. Em breve, Iracema deverá ser contemplado para que possa incentivar e propiciar através do esporte uma maior integração e qualidade de vida à população”, disse Nereu Moura.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul