terça-feira, abril 09, 2013

Delegacia Eletrônica amplia serviço para registros de desaparecimentos

A Delegacia Eletrônica passou a recebe boletins de ocorrência online sobre desaparecimento de pessoas, pelo site www.delegaciaeletronica.pr.gov.br. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). O novo serviço está disponível desde dia 24 de março. 

Desaparecimentos registrados no sistema receberão prioridade no atendimento, com envio de mensagem para o celular de plantão da delegacia responsável. “Funciona como os demais serviços da Delegacia Eletrônica. A pessoa faz o pedido de B.O. pelo site e um policial verifica a real necessidade de se fazer o registro e o preenchimento correto dos dados”, explica o delegado Eduardo Marcelo Castella. Se o boletim for gerado ou haja algo errado o solicitante é informado. 

Além dos desaparecimentos, também é possível registrar de qualquer computador, furto ou perda de placa de veículo, de documentos (RG, CPF, CNH e outros), de objetos ou de cartões bancários, cheques e dinheiro. A Delegacia Eletrônica também aceita denúncias. 

DIFERENÇA 

Nos casos envolvendo menores de 12 anos o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) fica responsável pelas investigações. “Quando são maiores de 12 anos, o SMS vai para Delegacia de Vigilância e Capturas (DVC). Se o desaparecimento ocorreu no interior do estado, o aviso vai para especializada da capital e para delegacia local”, completa Castella. 

O serviço também está sendo potencializado nas redes sociais. Quando o boletim de ocorrência é gerado, automaticamente os dados e a foto do desaparecido vão para o site www.desaparecidos.pr.gov.br, e para a página da Delegacia Eletrônica no Facebook. 

“Quanto mais rápido se comunica o desaparecimento, mais rápidas as providências são tomadas”, destaca o delegado. Com o novo site, organizações não governamentais e pessoas físicas podem se cadastrar para receber uma mensagem sempre que há um novo desaparecido no Paraná. 

CASOS

O delegado-titular da DVC, Hormínio de Paula Lima Neto, destacou que em muitos casos a comunicação rápida é vital para solução dos casos. No ano passado, a DVC registrou cerca de 600 desaparecimentos, dos quais 94% foram solucionados. 

Para a delegada Daniele Serigheli, do Sicride, o serviço eletrônico abre mais possibilidades de a comunicação do desaparecimento ser cada vez mais ágil e possa tornar a investigação mais eficiente. O Sicride foi criado em 1995. Até fevereiro desde ano, o órgão registrou 1.370 casos de crianças desaparecidas, com a elucidação de 1.359 deles. 

FUNCIONAMENTO 

Criada em setembro de 2011, a Delegacia Eletrônica é um serviço da Polícia Civil que trouxe praticidade para o cidadão e contribuiu para desafogar os atendimentos nas delegacias. 

Castella ressalta a importância de se preencher o formulário corretamente. Caso isso não aconteça, um policial entra em contato com o cidadão e faz as orientações necessárias. 

A Delegacia Eletrônica também conta com serviços de consulta de furtos de veículos, bastando informar o número da placa ou do chassi. “Muitas vezes, estelionatários trazem carros de outros estados com placas clonadas e as vendem por um preço mais em conta e a pessoa de boa fé acaba caindo nesse golpe", comenta o delegado. 

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