quarta-feira, março 13, 2013

Nereu Moura acompanha prefeitos em visita ao secretário de Educação


O deputado Nereu Moura (PMDB) acompanhou, nesta terça-feira (12), os prefeitos de Laranjal, João Dutra, e de Ipiranga, Roger Selski, em uma audiência com o secretário estadual de Educação, Flávio Arns.

“Os dois municípios precisam de melhorias na educação e o secretário se comprometeu a visitar nas próximas semanas as duas localidades e analisar com carinho a situação de cada uma”, afirmou Nereu Moura.

“É importante que o Estado veja a questão da educação de maneira geral e não isolar as escolas estaduais das municipais. Temos que analisar a área como um todo para ver o que podemos fazer para avançar na qualidade de ensino”, frisou Arns.

Laranjal – A queixa do prefeito de Laranjal diz respeito a um terreno adquirido há mais de dois anos pelo município para a construção de uma ‘escola referência’. O projeto, idealizado no governo anterior, era para fazer uma escola com moradia para os professores mas não foi aprovado pelo Ministério da Educação.

“Gostaria de construir uma escola de ensino integral e profissionalizante no local mas para isso preciso do apoio do governo do estado”, ressaltou João Dutra.

“Esta semana técnicos da secretária irão a Laranjal olhar as escolas, número de alunos, condições do transporte. Não podemos ficar encalhados, precisamos achar uma solução o quanto antes”, disse o secretário.

Ipiranga - Já em Ipiranga a situação da Educação é ainda mais críticas. No município existe uma escola estadual e duas que funcionam em dualidade (atendem alunos do município e do estado).

“Participei de um encontro do prefeito com os diretores das escolas e a condição das instituições é dramática. Elas não tem quadras esportivas, telefones e em algumas falta água e até banheiro”, contou Nereu Moura.

De acordo com Roger Selski a situação mais crítica é do Colégio Estadual Dr. Claudino dos Santos. Ela foi construída para atender 300 alunos e hoje está com 1.600. “Em algumas salas tem 80 estudantes. Além disso, nenhuma delas tem acessibilidade. Recebemos recursos de R$ 5.700 para adequar o banheiro para os alunos especiais mas como eles não funcionam não adianta equipá-lo”.

O transporte escolar também é bastante deficitário em Ipiranga. A comunidade de Lustosa é a que mais sofre com o serviço. Alunos do ensino médio precisam enfrentar diariamente 40 km de estrada, em carros sucateados, para chegar à escola. “Quero ver se existe condições de montar uma escola na localidade porque a demanda existe”, disse Roger.

O secretário Flávio Arns e o deputado Nereu Moura marcaram um encontro no Colégio Estadual Dr. Claudino dos Santos para o próximo dia 21/03.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul