quinta-feira, março 21, 2013

Catanduvas:Deputado Nereu Moura acompanhou a Prefeita em audiência na Secretaria de Saúde


O deputado Nereu Moura (PMDB) participou nesta quarta-feira (20) com a prefeita de Catanduvas, Noemi de Moura, de uma audiência com o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. No encontro foram discutidas as dificuldades do município em fornecer um sistema eficiente para atender a população.

“Temos 11 mil habitantes e contamos apenas com uma Unidade 24 horas. Precisamos de um meio de transporte eficiente para levarmos os casos mais graves para serem atendidos em Cascavel”, contou a prefeita.

O secretário adiantou que o Governo do Estado está adquirindo vans com capacidade para transportar 10 pessoas e ônibus equipados com plataforma para cadeirantes. “Esses veículos ainda vão demorar um pouco para ficarem prontos e chegarem aos municípios, porque existe todo o processo licitatório. Mas sabemos que Cascavel tem hospitais de média e alta complexidade que podem atender os pacientes e vamos nos empenhar para encaminhar o mais breve um automóvel para auxiliar neste transporte”, garantiu.

UPA – Outro assunto levantado pelo deputado, foi o interesse do Governo Federal em construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) especial no município. “O Ministério da Justiça quer comprar o hospital que está desativado desde 31 de dezembro para construir a Unidade para que ela atenda os detentos do presídio de segurança máxima”, contou Nereu.

Hoje o atendimento dos presos é realizado em Cascavel, que fica a 40 km de Catanduvas mas é necessário um forte aparato de segurança para a remoção dos detentos. Mas para a instalação é necessário que o Governo do Estado aprove sua instalação.

“O Estado entende a necessidade desta unidade e é parceiro no que for necessário”, ressaltou Caputo.

UPA são estruturas de complexidade intermediária. Integrantes do componente pré-hospitalar fixos e implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, de acordo com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

As unidades também funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAS inovam ao oferecer estrutura simplificada – com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Via Assessoria de imprensa Dep.Nereu Moura

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul