sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Carlópolis:Policia Militar Ambiental realiza operação Chavantes


SEGUNDA COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL REALIZA OPERAÇÃO CHAVANTES
 Teve inicio nesta quarta feira, dia 30 de janeiro de 2013 a “OPERAÇÃO REPRESA CHAVANTES”, que é o reforço do policiamento ambiental na região turística situada na divisa do estado do Paraná com São Paulo, e conta com o apoio direto das prefeituras municipais de Carlópolis e Ribeirão Claro.
Os Policiais Militares Ambientais da Segunda Companhia do BPMA, estão trabalhando e intensificando o policiamento de proteção ao meio ambiente, verificando principalmente o respeito ao período de defeso, proibindo a pesca e garantindo a reprodução das espécies de peixes de toda área.
Para a operação, nesta terça foram empenhadas quatro equipes de policiamento aquático ambiental, todas embarcadas em lanchas contando com cerca de 20 policiais ao todo.
A operação tem a abrangência dos cerca de quatrocentos quilômetros quadrados de área da represa, que acumula em torno de 9,4 bilhões de metros cúbicos de agua.
Além das abordagens e verificação e documentos de embarcações e ribeirinhos que se utilizam da represa os policiais tem realizado orientações sobre pesca e principalmente segurança das pessoas embarcadas, cobrando colete salva vidas e orientando que a pesca e atividades embarcadas não podem ser realizadas a menos de 1500 metros da represa de Chavantes, em decorrência dos riscos daquele local.
Nossas equipes alertam as pessoas que utilizam barcos ou jet-ski em rios e represas neste período, para que tomem extremo cuidado com a segurança da navegação, pois o nível de agua está baixo em diversos pontos o que pode gerar acidentes graves para estas embarcações, com risco de colisão principalmente com rochas aparentes ou troncos de arvores que foram encobertos no período de cheia.
A PIRACEMA 2013 se encerra apenas no dia 28 de fevereiro de 2013, e estas ações iniciam ações voltadas para a proteção ambiental no período de carnaval, sendo que no dia 07 de fevereiro a segunda companhia lançará a operação “POLICIA MILITAR AMBIENTAL NO CARNAVAL”, com saída prevista para 09 horas, saindo simultaneamente com várias equipes com lanchas e viaturas da sede localizada no jardim Botânico de Londrina.
A operação visa garantir melhores resultados para a desova, e os principais focos de fiscalização serão rios e reservatórios do Estado, quem for flagrado pescando em desacordo com a legislação vai ser enquadrado na lei de crimes ambientais, que além da prisão e ação criminal, ainda pode acarretar multa de R$ 700,00 por pescador, mais R$ 20,00 por quilo de peixe pescado e os materiais de pesca, como varas, redes e embarcações, podem ser apreendidos.
Esta operação esta sendo realizada mediante ordem direta de nosso Governador Beto Richa e do comandante do BPMA, Tenente Coronel Chehade Elias Geha, serão empregados cerca de trinta policiais militares em cada turno, realizando diversos serviços como abordagens e patrulhamentos em todos os  municípios da área de área de abrangência operacional da companhia e seus respectivos pelotões.
Além da fiscalização a pesca, nossos policiais estarão atentos a proteção das pessoas e bens na área de serviço, abordando suspeitos, localizando uso irregular de embarcações e orientando para práticas seguras.
O principal objetivo é garantir segurança efetiva as pessoas e ao produtor rural, aumentando o policiamento e modificando o paradigma da Polícia Militar Ambiental, o transformando em aliado e companheiro da produção e proteção de criminoso perigoso que retiram a tranqüilidade no campo. 
Este trabalho é fundamental para a proteção ao meio produtivo em geral, alem de todos os espécimes de flora e fauna existentes em nossa região de atendimento.
Via Capitão PM Ricardo Fardim Eguedis / Comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul