segunda-feira, janeiro 21, 2013

Sertanópolis:Policia Militar Ambiental prende homem por pesca predatória


Neste final de semana diversas equipes da Polícia Militar Ambiental pertencentes à segunda companhia em Londrina estavam em patrulhamento por estradas e rios da região buscando identificar pessoas em atos de crimes ambientais. 
No dia 18 de janeiro por volta das 20 horas, quando estavam em patrulhamento pela rodovia PR 443, sobre a calçada da ponte que atravessa o rio Congonhas e divide os municípios de Sertaneja com Rancho alegre, a cerca de 45 Quilômetros de Cornélio Procópio, os policiais avistaram um homem de 45 anos de idade pescando com vários molinetes sobre a ponte. 
A conduta de pescar sobre pontes de rodovia além de ser um grande risco de acidente para o pescador, para pessoas que transitam com barcos abaixo da ponte e também para motoristas, passageiros e pedestres que passam por estes locais, é ato proibido pela legislação ambiental, e pescar peixes nativos é crime ambiental por estarmos em período de piracema. 
Os policiais abordaram o homem e apreenderam ao todos 13 varas de pescar com e sem molinetes, e ainda dois exemplares de peixes nativos da espécie BARBADO, de tamanho inferior ao permitido e pescado durante a vigência do período de defeso a esta espécie. 
O homem foi encaminhado para a 11ª SDP de Cornélio Procópio, onde foi autuado em flagrante pelo pesca predatória, e vai responder processo criminal em liberdade e a documentação referente ao crime será encaminhada par ao IAP, para ser emitida autuação administrativa do fato. 
Em segunda ocorrência de flagrante, no dia 19 de janeiro, por volta das 05 horas, a equipe recebeu denuncia de pesca criminosa na represa Capivara e se deparou com um pescador de 55 anos de idade as margens do rio Tibagi com 35 metros de redes e praticando a pesca predatória. 
Imediatamente foi dada voz de prisão e acompanhado o homem até o acampamento que ele ocupava aonde foram apreendidos 180 metros de redes diversas, 03 tarrafas para pesca predatória, um motor de barco tipo rabeta e diversos itens e petrechos de pesca, além de 30 kg de pescado de peixes nativos de tamanho menor que o permitido por lei. 
O homem preso foi encaminhado para a delegacia de policia do município de Sertanópolis, onde foi autuado em flagrante por pesca predatória e todo o material de pesca foi apreendido. 
            Estas ações de proteção ambiental continuarão em toda a região operacional da Segunda Companhia do Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA), conforme ordem direta de nosso comandante de Tenente Coronel Chehade Elias Geha, relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733, em Londrina e região.
 Via Capitão PM Ricardo Fardim Eguedis / Comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental 

A NATUREZA TAMBÉM PERTENCE AOS QUE AINDA ESTÃO POR NASCER


Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul