quarta-feira, janeiro 16, 2013

ARAPONGAS:POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE LONDRINA RESGATA JACARÉ QUE MATOU DOIS CACHORROS DE PROPRIEDADE RURAL


 Na terça feira, dia 15 de janeiro de 2013, integrantes da Polícia Militar Ambiental do pelotão de Londrina realizaram a captura e resgate de um Jacaré do papo amarelo adulto, animal selvagem nativo, que estava dentro da lagoa de uma propriedade rural na cidade de Arapongas.
 O animal havia sido capturado em uma armadilha pelo morador da propriedade, o senhor de 64 anos de idade relatou a equipe de policiais ambientais que o jacaré apareceu no lago a cerca de seis meses, que o animal é bravo e tinha atacado e matado dois cachorros da propriedade. 
Como no local moram crianças filhos do funcionário da propriedade, e existia o risco de acidentes, foi montada a armadilha, capturado o animal que depois foi entregue aos policiais militares ambientais em perfeitas condições de saúde. 
O Jacaré adulto tem em torno de vinte e cinco quilogramas, provavelmente é da espécie do papo amarelo, jovem com idade em torno de um a dois anos, mede cerca de 120 cm de comprimento, este animal em sua fase adulta pode chegar a ter até 2,5 metros de comprimento médio e cerca 150 kg, seu estado de saúde é bom e o animal não apresenta nenhum sinal de ferimentos, doenças ou domesticação, percebe-se ainda que ele estava na região nos últimos meses. 
O animal é típico de áreas de alagados e região do Pantanal e rio Paraná, principal mentes nas beiras de rios e córregos, é também encontrado em regiões mais quentes do estado, região oeste na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul, nas áreas urbanas pode se alimentar de pequenas aves e animais domésticos. 
Após a captura do animal, o proprietário acionou a Segunda Companhia de Policia Militar Ambiental que resgatou o animal, depois a encaminhou para veterinário que analisou condições de saúde atestando que o animal esta saudável, por isso será solto no em área de proteção ambiental permanente depois de verificado local com biólogo, sendo este local o mais longe possível do risco de acidentes com seres humanos, protegendo pessoas e o próprio jacaré. 
Felizmente neste caso o proprietário teve bom senso e encaminhou o animal com vida, para que possa continuar sua responsabilidade dentro do sistema ecológico e equilíbrio ambiental. 
            Estas ações de proteção ambiental continuarão em toda a região operacional da Segunda Companhia do Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA), conforme ordem direta de nosso comandante de Tenente Coronel Chehade Elias Geha, relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733 em Londrina e região.
 Fonte:Capitão PM Ricardo Fardim Eguedis / Comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul