sexta-feira, janeiro 18, 2013

APÓS DENÚNCIA ANÔNIMA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL APREENDE OITO MIL QUILOS DE CARVÃO VEGETAL ILEGAL


Nesta quinta feira, dia 17 de Janeiro de 2013, por volta das 15hs00min, integrantes da Polícia Militar Ambiental do pelotão de Londrina receberam denúncia anônima de comercio ilegal de carvão vegetal na cidade de Ibiporã. 
A equipe policial se dirigiu imediatamente para a Rua Jataizinho, no jardim San Rafael, aonde localizou um barracão que servia de depósito de carvão vegetal a granel e beneficiado para venda em estabelecimentos comerciais em embalagens de 05 quilos, no deposito haviam cerca de 5.500 quilos de carvão vegetal estocado a granel ou embalados. 
O proprietário do local foi identificado, sendo ele um homem de 48 anos de idade que relatou que ele não produz o carvão, somente compra em embalagens a granel de cerca de vinte quilos, por cerca de R$0,70, beneficia (lavagem) e embala o carvão em sacos de papel em um local na zona rural da cidade de Londrina e depois os distribui em pontos de venda direta ao consumidor e estabelecimentos comerciais que consomem maiores quantidades do produto. 
Os policiais ainda constataram que o acusado não tinha nenhuma autorização municipal para funcionamento do deposito, nenhuma autorização ou licença ambiental para suas atividades, e também não tinha nenhum documento comprovando a origem da madeira cortada para fabricar o carvão vegetal encontrado. 
Foi identificado que no deposito haviam cinco marcas diferentes de carvão, haviam cerca de duas mil embalagens vazias, mas segundo o proprietário ele é quem embala os produtos todos do mesmo lote que vem ensacados a granel, e ainda relatou que recebe as embalagens da pessoa que vende o carvão para ele. 
Como todas as embalagens de carvão possuem cidades diferentes, e todas elas a cerca de 120 km de Londrina e Ibiporã, estampadas com números de licenças ambientais diferentes se verifica que esta atitude visa burlar as fiscalizações fiscais e principalmente ambientais sobre o produto. 
O deposito clandestino foi interditado e a mercadoria foi apreendida. 
Após isto a equipe deslocou-se a uma propriedade rural na Rua Luzia Betti, bairro das Indústrias Leves, em uma propriedade rural da cidade de Londrina, onde encontrou o barracão utilizado para beneficiamento do carvão, no local nenhuma pessoa trabalhava no momento da abordagem. 
Foram localizados mais um lote de cerca de 2.500 quilos de carvão já embalado e pronto para o comercio, além de cerca de 4.000 quilos de rejeitos e pó de carvão que o proprietário relatou não ter local para sua destinação. 
Os policiais verificaram péssimas condições de trabalho no local que não tem circulação de ar e iluminação, não foram verificados filtros ou Elis para os funcionários, provavelmente em decorrência de sua ilegalidade. 
Sendo o carvão um produto de possível combustão espontânea os policiais estranharam também o fato de não haver nenhum dispositivo especial contra incêndios nos locais vistoriados, o carvão ainda pode representar risco de saúde para moradores das regiões devido a possíveis emissões de vapores e fuligem toxica. 
O local do barracão para beneficiamento é cerca de cinco quilômetros de onde foi encontrado um caminhão carregado com dois mil quilos de carvão vegetal que teve a carga apreendida no ultimo Sábado, os dois crimes podem ser interligados. 
Ao todo foram apreendidos cerca de oito mil quilos de carvão vegetal, o proprietário foi submetido a termo circunstanciado de infração penal e o produto ilegal foi todo apreendido. 
Estas ações de proteção ambiental continuam em toda a região operacional da Segunda Companhia do Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA), conforme ordem direta de nosso comandante de Tenente Coronel Chehade Elias Geha, relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733 em Londrina e região. 
Fonte:Capitão PM Ricardo Fardim Eguedis / Comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul