terça-feira, julho 31, 2012

Laranjeiras do Sul:Movimento união Brasil Caminhoneiro manifestou-se na BR 277


O Movimento União Brasil caminhoneiro realizou nesta terça-feira (31) uma grande paralisação na BR 277 em Laranjeiras do Sul, a paralisação durou o dia todo e a fila de caminhões chegou as 28 km .

Os caminhoneiros estão manifestando-se por não aceitar alguns tópicos da Lei que regulamenta o trabalho deles.

Agora no final da tarde a BR 277 foi liberada, ela estava bloqueada no KM 452 em Laranjeiras do Sul. (vídeo acima)

Laranjeiras do Sul:Ajustes de matrícula e início do 2º Semestre Letivo são adiados devido a greve na UFFS

Prof.ª Betina Muelbert / Coordenadora administrativa

Na tarde desta terça-feira (31) uma equipe do Olho aberto Paraná esteve conversando com a Coordenadora administrativa da UFFS a respeito da paralisação da Universidade Federal Fronteira Sul, Professora Betina disse que os alunos não terão prejuízo algum e pediu para que diariamente eles acompanhem as informações no site da UFFS http://www.uffs.edu.br/.

Abaixo a nota na íntegra da UFFS
NOTA OFICIAL DA REITORIA E PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Considerando:

- O momento vivido na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, em virtude da greve;

- Os 66,2% dos Diários de Classe, em aberto, relativos ao semestre 2012.1;

- Os 29,3% dos estudantes com matrícula em menos de 20 créditos, e, portanto, podendo ter dependências relativas a Componentes Curriculares ainda não finalizados; e

- Os 18,9% dos estudantes que não efetuaram rematrícula no período previsto no Calendário Acadêmico,
a Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação informam o adiamento do período para a solicitação de ajustes de matrícula, previsto para 02 a 07 de agosto, e o adiamento do início do semestre letivo 2012.2 da Graduação, previsto para 06 de agosto.

Essas atividades deverão ocorrer após o encerramento do período da paralisação, em data ainda a ser definida na reestruturação do Calendário Acadêmico.

Esclarece-se que o período de ajustes para o semestre 2012.2 será diferenciado, permitindo aos estudantes a efetivação da matrícula, bem como a inclusão e exclusão dos CCRs aos discentes que efetivaram apenas parcialmente sua matrícula.

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação solicitam aos estudantes o acompanhamento da página eletrônica da UFFS que deverá apresentar as orientações sobre a reposição e o término do semestre 2012.1 e a reprogramação das atividades adiadas.

Prof. Jaime Giolo
Reitor pro tempore da UFFS

Prof.ª Cláudia Finger-Kratochvil
Pró-Reitora de Graduação

Fonte:http://www.uffs.edu.br/index.php?site=uffs&option=com_content&view=article&id=2776:nota-oficial-ajustes-de-matricula-e-inicio-do-semestre-letivo-20122-sao-adiados&catid=37:noticiasinstitucional

Laranjeiras do Sul:Vereador Jr.Gurtat está internado no Hospital São Lucas

O Vereador Jr.Gurtat está internado no Hospital São Lucas desde o início da manhã desta terça-feira (31), Jr.Gurtat sentiu-se mal logo cedo em casa e foi encaminhado ao Hospital por familiares, atendido o médico internou o Vereador para ficar em observação pelo menos 24 horas, segundo informações Jr.Gurtat teve uma crise de rins.
Gurtat já foi medicado e neste momento está recebendo uma dosagem de soro.

O Vereador Jr.Gurtat teve uma segunda-feira (30) de muito trabalho, além de várias visitas e reuniões políticas o Vereador ainda participou no início da noite de ontem da Sessão da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul, após a Sessão Jr.GurtaT ainda participou de mais 2 reuniões políticas.

Por olho aberto

Desejamos melhoras ao Vereador, para que em breve possa estar recuperado e seguir sua caminhada....

Laranjeiras do Sul:Policia Militar recupera objetos de furto no bairro Presidente Vargas



A Policia Militar recuperou vários objetos de furtos , entre as os objetos e mercadorias recuperadas estão litros de bebidas, doces, mortadela, refrigerantes, pães, um televisão e roupas utilizadas por pilotos de motocross /trilha (similares).

Uma das vítimas é o Sr. Otavio, proprietário de um bar próximo ao mercado do Alemão no Presidente Vargas, ele contou que ontem dois elementos estiveram "sondando" o local, e que aproximadamente as 2 horas da madrugada desta terça-feira (31) ele acordou e viu que o bar tinha sido arrombado, na manhã desta terça-feira Sr. Otavio esteve na delegacia registrando o Boletim de ocorrência policial.

A noticia andou rápido no bairro, e através de uma denuncia a Policia Militar chegou até a residência alugada pelo menor V.L de 16 anos e Ricardo Alves de Lima, com a chegada da Policia no endereço, Ricardo conseguiu fugir pulando cercas e casas.

A Policia Militar recuperou os objetos e encaminhou o Sr. Otavio e mais uma senhora juntamente com os objetos até a 2ª SDP - Laranjeiras do Sul.

ASSISTA ABAIXO O VÍDEO DA REPORTAGEM

Agora a Policia Civil trabalha na captura dos meliantes, uma vez que eles ainda estão em situação de flagrante.

Laranjeiras do Sul: Dois detentos foram transferidos da 2ª SDP para a 7ª SDP de Umuarama


TRANSFERÊNCIA DE DETENTOS

FOI TRANSFERIDO DIA 31/07/2012 AS 13 HORAS,PARA A 7ª SUBDIVISÃO POLICIAL DE UMUARAMA OS DETENTOS:

CLAUDINEI ROSA E ROBSON CARLOS LANTIN

TENDO EM VISTA QUE O CRIME OCORREU EM UMUARAMA.( FURTO DAS CAMIONETES)

FORAM ESCOLTADOS PELOS INVESTIGADORES DE POLICIA:

ACÁCIO NOGUEIRA JR E JOSÉ MAURO PENTEADO. LOTADOS NA 7ª SUBDIVISÃO POLICIAL DE UMUARAMA.

COM INFORMAÇÕES DA REPÓRTER PAOLA SANTOS

LEIA MATÉRIA ABAIXO RELACIONADA

Laranjeiras do Sul:Policia Rodoviária Federal prende duas pessoas e 3 camionetes roubadas
http://olhoabertopr.blogspot.com.br/2012/07/laranjeiras-do-sulpolicia-rodoviaria.html

Vem aí os bonés promocionais do blog olho aberto Paraná



Mais uma promoção do blog olho aberto Paraná , você leitor de "olho aberto" poderá ganhar um boné personalizado , para isso deverá enviar um e-mail para olhoabertoparana2009@hotmail.com com com o assunto do e-mail EU QUERO UM BONÉ DO OLHO ABERTO PARANÁ , apos enviar seu e-mail você já estará concorrendo ao sorteio semanal de bonés olho aberto Paraná.

Campo Bonito:Prefeitura prioriza o empacotamento de leite tipo “C”

Reunião na tarde desta terça-feira(24) definiu por adotar estratégias rápidas para a colocação em funcionamento da Indústria instalada em Campo Bonito

Empacotamento de leite

Há seis anos, a Administração de Campo Bonito, município sócio da Cantuquiriguaçu, definiu por instalar uma empresa de captação, resfriamento e a distribuição de leite à granel. Passos importantes foram dados para que efetivamente a indústria pudesse ser montada para atender as necessidades dos produtores de leite. No decorrer do período foi adotada uma outra posição que tinha por objetivo agregar valor ao leite in natura, que seria só resfriado e passado para a frente, comercializado para indústrias empacotadoras. Ou seja, de comum acordo com o município de Guaraniaçu, também engajado ao projeto, optou-se por receber o leite e empacotá-lo para ser distribuído no comércio de toda a região, pelo menos num raio de 50 quilômetros. No entanto, entraves burocráticos, sendo os mais importantes relacionados a área ambiental, acabaram atrasar o empreendimento. Para tratar deste assunto, foi realizada importante reunião na tarde desta terça-feira(24) na sede da Indústria Lactel, em Campo Bonito. Coordenou o encontro o prefeito Antônio Dominiak,(foto) que alias, pediu pressa aos seus assessores e presidentes de cooperativas, ao Sebrae, a Unioeste, a Cantuquiriguaçu e ao Condetec, no sentido de colocar a indústria de processamento de leite para funcionar no menor espaço de tempo. Argumentou que esse é um projeto de seis anos e que ainda não apresentou os resultados que eram esperados. Um dos resultados do encontro desta terça-feira(24), foi o agendamento de reunião com técnicos do IAP, Instituto Ambiental do Paraná, na próxima segunda-feira(30) em Cascavel, para acertar os últimos detalhes que ainda impedem o pleno funcionamento da Indústria. O prefeito Toninho, também agendou visita técnica ao Laticínio de Virmond, que deverá ocorrer brevemente. Conversou inclusive com o presidente da Cooperativa, Adilson Zanella. Ficou evidente o interesse de todas as entidades participantes da reunião no sentido de complementar o projeto e colocá-lo para funcionar já que a indústria dispõe de todos os equipamentos para o empacotamento do leite tipo “C”. O Governo Federal também liberou uma verba de R$ 150.000,00(Cento e Cinquenta Mil Reais) com liberação através da Caixa Econômica Federal, que será muito importante para complementar a infraestrutura da LACTEL. Da maneira como se encontra, sem grandes investimentos, a indústria pode processar até 15 mil litros de leite/dia.

CONHEÇA A EMPRESA

A Indústria Associação da Unidade de Industrialização, Pesquisa, Capacitação e Transferência Tecnológica de Leite e Derivados(LACTEL), é formada pela Cooperativa de pequenos produtores de leite e tem como ramo de atividade principal o recebimento e o resfriamento de leite. Tem por finalidade também, a pasteurização e o empacotamento de parte da produção com o objetivo de agregar valor ao produto. O empreendimento mantém como parceiros na concretização do projeto a Prefeitura de CAMPO BONITO e o SEBRAE. A Associação da LACTEL, foi fundada em 10 de fevereiro de 2010. Assumiu as atividades no Posto de Recebimento e Resfriamento de leite de propriedade da Prefeitura de Campo Bonito sob a licença de instalação número 5988(Protocolo 97684065), com vencimento em 19 de outubro de 2008. Possui PCA aprovado pelo Instituto Ambiental do Paraná(IAP) e, está passando por fase de atualização e modernização. Parte do sistema de tratamento de efluentes já encontram-se instalados. O projeto foi atualizado para atender o anexo 7º da Resolução da SEMA 70/09, que trata de valores de referência de vazão de efluentes de unidades industriais.

Via Cantuquiriguaçu

Cantuquiriguaçu:Municípios tem até hoje (31) para apresentarem projetos para receber recursos do PAC 2

Os municípios da Cantuquiriguaçu poderão receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) para pavimentação e qualificação de vias urbanas. Isto acontecerá se as prefeituras apresentarem propostas ao Ministério das Cidades até hoje (31).
O limite é dois projetos por município.
Os pedidos deverão ser protocolados solicitando no mínimo R$ 3 milhões para obras como pavimentação, recapeamento, sistemas de esgoto, passeios e ciclovias. As prefeituras deverão se responsabilizar com apenas 5% do valor total do projeto.

Via Jornal Correio do Povo

Laranjeiras do Sul:Ultimas ocorrências atendidas pela 2ª CIA da Policia Militar

Furto de bicicleta em Laranjeiras do Sul

1- Por volta das 11h30min, uma equipe da Policia Militar atendeu a uma ocorrência de furto, onde o Sr Carmosino de Jesus Machado, chegou no Mercado Água Verde, deixando sua bicicleta Monark na cor azul, com um aparelho de som na garupa no estacionamento, e quando retornou a mesma havia sumido, a equipe efetuou patrulhamento mas não localizou o suspeito do furto, foi orientado o solicitante.

Furto de vacas em Marquinho

2- Por volta das 13h, uma equipe do DPM de Marquinho deslocou até a localidade de Barreiro Grande, na propriedade do Sr Zacarias R. Vaz, pois o mesmo teve 4 (Quatro) vacas de leite furtadas, no local a equipe efetuou averiguações descobrindo várias pistas que continuam sendo investigadas, coube orientações a vítima.

Acidente no município de Marquinho

3 - Por volta das 00h20min, a equipe do DPM de Marquinho deslocou na BR 158, próximo ao Trevo de acesso a cidade e deu os primeiros atendimentos a acidente de trânsito rodoviário, onde o Sr João Clodoaldo da Silva,(41 anos), perdeu o controle da Moto que conduzia, uma Honda/XLR 125ES, Placa AJC-3439, vindo a colidir com algumas pedras à margem da rodovia e entrou em óbito, foi isolado o local, sendo acionado a Policia Rodoviária Federal, Policia Civil e IML para as providências de praxe.

Fonte: Sd. QPM 1-0 João Batista Volff / Plantão COPOM 2ºCia/16º BPM/4º CRPM

Nova Laranjeiras:Justiça eleitoral indeferiu o registro de candidatura a prefeito de José Lineu Gomes do PPS

Nesta segunda-feira(30) o Chefe do Cartório Eleitoral de Laranjeiras do Sul, Dr. Leandro Moretti, recebeu documentos de parte do Juiz Eleitoral, cassando em Primeira Instância, a Candidatura a Prefeito de Nova Laranjeiras, José Lineu Gomes. Da decisão ainda cabe recurso junto ao TRE, Tribunal Regional Eleitoral e, deverá ser feita num prazo de três dias.
A negativa judicial a candidatura de José Lineu Gomes, aconteceu em razão da Câmara de Vereadores de Nova Laranjeiras ter reprovado suas contas referentes ao ano 2.000.

O Advogado contratado por José Lineu Gomes, Dr. Diego Buligon, disse que vai recorrer da decisão.

Ele vai tentar junto ao Tribunal Regional Eleitoral tornar válida a candidatura de José Lineu Gomes, já que a nível da 45a Zona Eleitoral ela foi indeferida.

Via Marcelo Dos Santos (http://marcelo-novalar.blogspot.com.br/2012/07/justica-eleitoral-cassa-em-primeira.html)

Laranjeiras do Sul:Secretaria de Saúde recebeu mais 400 doses da gripe A

O Ministério da Saúde liberou nesta semana um novo lote de vacinas contra a gripe A (H1N1), que já foi distribuído para as regionais de saúde dos estados brasileiros.

No Paraná, municípios da Cantuquiriguaçu também já começaram a receber as doses da vacina para continuar o trabalho de imunização da população, principalmente porque estamos no inverno quando o risco de contaminação do vírus da doença aumenta. A Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa) recebeu mais 400 doses da vacina que serão disponibilizadas prioritariamente as crianças e as pessoas com doenças crônicas, conforme explica o secretário Fabiano Popia.

Popia destaca que o público alvo da campanha da vacinação contra a gripe já foi vacinado e o município já atingiu a meta do Ministério da Saúde.

Mas é preciso sempre ficar atento. Todos devem manter as medidas preventivas para evitar a gripe e outras doenças, como manter os ambientes arejados, lavar as mãos com água e sabão sempre que tossir ou espirrar e antes de comer, cozinhar ou tocar olhos, nariz e boca, utilizar álcool gel para desinfetar as mãos, não dividir com outras pessoas copos, ou qualquer outro utensílio. Também não dividir toalhas. Esses outros hábitos de higiene contribuem para combater a gripe e outras doenças.

Via Xagu

segunda-feira, julho 30, 2012

Professores da UFPR e da UTFPR rejeitam proposta e greve continua

Assim como em outras instituições do país, os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) rejeitaram nesta segunda-feira (30) a proposta do governo federal de reajuste salarial e composição da carreira da categoria. Há 75 dias os docentes das 57 sedes federais do Brasil suspenderam as atividades.

Basicamente, a categoria pleiteia carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que atualmente é calculado em torno de R$ 2.300,00, e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.

Os professores também reclamam da política de expansão das universidades federais feitas pelo governo através do programa Reuni. Segundo eles, a expansão foi feita às pressas e provocou a queda das condições de trabalho, com salas lotadas, excesso de disciplinas e de orientações na graduação e na pós-graduação, ausência de laboratórios e estrutura para pesquisa e extensão, e de uma política efetiva de assistência estudantil.

Na última proposta apresentada pelo governo federal, o aumento mínimo para a categoria que, na primeira, era de 12%, passou para 25%. O maior continua sendo de 45% para quem tem doutorado e dedicação exclusiva. O pagamento dos reajustes seria realizado de maneira escalonada, em três anos, mas as parcelas serão antecipadas de julho para março de 2013, 2014 e 2015. O custo para o governo, que era de R$ 3,9 bilhões, subiu para quase R$ 4,2 bilhões.

“Esse reajuste escalonado pode ser perigoso porque não se sabe o que vai acontecer nos próximos três anos em relação a inflação. O que o governo apresenta é uma proposta que não tem consciência entre os níveis, nos percentuais entre os níveis. Par alguns é maior, para outros menor”, avaliou o vice-presidente da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR), Rodrigo Rossi Horochoski.

Segundo ele, aproximadamente 250 docentes da instituição participaram da assembleia realizada simultaneamente, por videoconferência, em Curitiba, Palotina, no oeste do Paraná, e Matinho, no litoral.

Em nota, o Sindicato dos Docentes da UTFPR afirmou que a proposta do governo não atende a principal reivindicação dos professores que é a reestruturação da carreira. O sindicato destacou ainda que a nova proposta não determina uma data-base para a categoria.
Os professores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que fica em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, deve votar a proposta na quinta-feira (2).

G1

Londrina:Vereadores cassaram o mandato do Prefeito Barbosa Neto

Com 13 votos o prefeito Barbosa Neto (PDT) teve o mandato cassado na sessão de julgamento desta segunda-feira (30). Foram mais de 12 horas de sessão, diversas vezes interrompida para análise de recursos. Logo que o prefeito chegou ao plenário da Câmara, a leitura de partes do processo foi interrompida.

Barbosa Neto invocou o nome de Deus, apresentou decisão judicial e documentos que comprovariam sua própria inocência, mesmo assim, os vereadores aprovaram o relatório final da Comissão Processante da Centronic apontou responsabilidade do prefeito na contratação de vigilantes da empresa de segurança, que teriam sido pagos com dinheiro da Prefeitura de Londrina para trabalhar na rádio da família dele, a Brasil Sul.

Via Jornal de Londrina

Saúde Pública:Paraná tem 87 novos casos de gripe A e oito mortes decorrentes da doença

Informe divulgado nesta segunda-feira (30) pela Secretaria da Saúde mostra que na última semana foram registrados no Paraná 87 novos casos de gripe A (H1N1). O boletim também confirma mais oito mortes decorrentes da doença – das quais três ocorreram na última semana e cinco são anteriores, mas tiveram a associação com a gripe A confirmada agora, por exames complementares.

Os óbitos ocorreram nos municípios de Marilena, São João, Prudentópolis, Lapa, Campo Mourão, Castro, Ponta Grossa e Marmeleiro. “Como aconteceu nas semanas anteriores, as mortes registradas neste informe são também de pacientes com comorbidades ou que procuraram o serviço de saúde tardiamente”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

De acordo com evantamento feito pela Secretaria da Saúde, 70% das mortes por influenza A (H1N1) ocorridas em 2012 foram de pacientes que tinham doenças pré-existentes, como cardiopatia crônica, doença mental, pneumopatia e diversos tipos de cânceres.

Desde o início do ano, foram confirmados no Paraná 986 casos e 33 mortes por influenza A (H1N1). O boletim desta semana confirma uma tendência de queda no registro de novos casos da doença. O informe da semana passada registrava 139 novos casos e o da semana anterior, 172. O período com maior número de novos casos de gripe A foi a semana de 24 a 30 de junho, quando ocorreram 328 confirmações.

“Mesmo havendo um declínio no registro de casos novos de gripe A, é preciso reforçar as estratégias adotadas: prevenção, oferta do medicamento oseltamivir e vacina dos grupos prioritários, para evitar principalmente as mortes pela doença”, afirma Paz.

A comparação com as estatísticas dos estados do sul mostra que o número de mortes pela doença é menor no Paraná. Santa Catarina registra 741 casos e 72 mortes e o Rio Grande do Sul tem 340 casos graves e 47 mortes.

VACINA – No sábado (28) o Paraná recebeu mais 240 mil doses da vacina, que já estão sendo enviadas para os municípios. As 160 mil restantes, das 400 mil anunciadas pelo governo federal, deverão chegar ao Estado ainda nesta semana. A vacina é a mesma oferecida durante a campanha de vacinação de maio e protege contra os três vírus influenza que mais circulam no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Com as novas doses, a vacinação será ampliada para crianças de 2 a 5 anos, além de remanescentes dos grupos já priorizados: gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de dois anos, trabalhadores de saúde que prestam atendimento direto às influenzas e indígenas. OUTROS VÍRUS - A Secretaria da Saúde alerta também para a circulação de outros tipos de vírus causadores das síndromes respiratórias. Somente neste ano, também foram registrados 486 casos e nove mortes por Influenza A (H3), mais conhecida como gripe comum ou sazonal.

“As estratégias adotadas previnem casos e mortes por todos os vírus influenza que circulam no País. Por isso, as medidas de prevenção e tratamento devem continuar, mesmo que baixem os números de Influenza A (H1N1)”, enfatiza a coordenadora da Sala de Situação da Gripe, Angela Maron de Mello.

VOLTA ÀS AULAS

A Secretaria Estadual da Saúde orienta que as atividades escolares podem ser desenvolvidas normalmente, sem necessidade de prolongamento das férias escolares. As escolas devem adotar medidas de prevenção, como manter os ambientes arejados, e orientar alunos e funcionários a lavar as mãos com água e sabão sempre que tossir ou espirrar e antes de comer, cozinhar ou tocar olhos, nariz e boca, utilizar o álcool gel, entre outros hábitos de higiene.

É imprescindível que o paciente com sintomas como febre acima de 38º, dor de garganta e tosse seca procure imediatamente o serviço de saúde. “Se o medicamento antiviral for prescrito em até 48 horas, a chance de cura é de aproximadamente 100%. Também não há registro de efeitos colaterais significativos. Portanto, qualquer paciente pode receber o medicamento”, reforça Angela.

Laranjeiras do Sul:Basta ter um pedacinho de terra para plantar.....

Olha a "criatividade" de uma moradora de Laranjeiras do Sul, na falta de um espaço para fazer uma horta ela utilizou-se de um vaso sanitário (desativado) para plantar verduras, detalhe para o pé de alface bonito, a moradora pediu para não ser identificada.

Laranjeiras do Sul:Secretaria de Assistência Social oferece 300 novas vagas para cursos profissionalizantes

Em 2011, 1,3 mil pessoas participaram de cursos profissionalizantes em Laranjeiras do Sul; em sete anos, 3,8 mil foram assistidas, na foto acima Dona Eliza Gemelli entregando um certificado

300 novas vagas

O Ministério do Trabalho e Emprego abriu vagas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pró-jovem), em Laranjeiras do Sul.
O Pró-jovem consiste na oferta gratuita de cursos profissionalizante para pessoas entre 18 e 29 anos. Os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social de Laranjeiras do Sul e se inscrever nos cursos ocupacionais ligados as seguintes áreas:

* Beleza e estética – 60 vagas

* Construção e reparos - 60 vagas

* Madeira e móveis – 60 vagas

* Metal mecânica - 60 vagas para

* Vestuário – 60 vagas

Eleições 2012:Candidato a Vereador em Laranjeiras do Sul lança vídeo na internet


O Candidato a Vereador Hercules Fabricio Folador lançou um vídeo na intenet (vídeo acima), visando uma campanha de baixo custo financeiro e colaborando com o meio-ambiente o candidato decidiu pela campanha na internet, "Usarei o mínimo possível da material impresso na campanha, sem sujeira de papel pelas ruas, vou fazer minha campanha no boca a boca e pela internet", afirmou Hercules Fabricio Folador.

Nova Laranjeiras:Mais um indígena perde a vida atropelado na BR 277

Foi no início da noite de domingo (29), um Senhor dirigindo uma veículo Santana placas HRG 8064 de São José dos Pinhais atropelou a indígena Paulina Kripur Generosoque, 19 anos, ela entrou em óbito no local.

A ocorrência foi atendida pela Policia Rodoviária Federal

O corpo da indígena foi encaminhado ao IML de Cascavel

Goioxim:Administração municipal construiu várias pontes







A atual administração do Município de Goioxim construiu várias pontes ao longo dos últimos sete anos, o Prefeito Olivo Calsa (PMDB) se diz satisfeito pelo crescimento e desenvolvimento do Município com as obras construídas pela administração municipal, "Acredito que o próximo prefeito que assumir a prefeito em janeiro de 2013 de continuidade ao crescimento do nosso município", declarou Calsa.

Foram aproximadamente 20 pontes construídas, várias pontes foram feitas de concreto, acabando definitivamente com o problema das antigas pontes de madeira.

Marquinho:Encontrada a arma usada no assassinato do Ex-Vereador de Goioxim

Por voltas das14h30min, uma equipe deslocou até a localidade de Guampara no município de Marquinho, e efetuou a apreensão de uma espingarda dois canos, número e marca ilegíveis, calibre 32, com um cartucho intacto, esta arma foi usada pelo Sr Edmundo Cardoso (47), em 22/07/2012, na cidade de Goioxim, onde foi vitima fatal o Sr Erni Antonio Bonifácio, o seu Edmundo já havia se apresentado da Delegacia para explicar os fatos, arma foi entregue na Delegacia para as providências.

Foto Ilustrativa

LEIA ABAIXO MATÉRIA RELACIONADA

Goioxim:Ex-Vereador é assassinado a tiro na comunidade do Pinhalzinho
http://olhoabertopr.blogspot.com.br/2012/07/goioximex-vereador-e-assassinado-tiro.html

Foz do Iguaçu:Iguautos convida para evento social

Na terça dia 31/Jul, estaremos nos reunindo ás 19:30hs no Centro de Artesanados, qual fica na Av. das Cataratas na frente do Hotel boubom, para gravação da chamada pelo Programa Conexão, qual fara o comercial pela semana todo ao evento de sabado dia 04/Jul a partir da 14hs no mesmo local.

Solicitamos desde já, que levem uma Cesta Basica, 1 Kg de Alimento ou 1 Brinquedo, onde você recebera 1 numero para concorrer a premios varios como polimento, troca de oleo, lavagem e demais brindes.

domingo, julho 29, 2012

Cantagalo:11ª festa do agricultor foi novamente um sucesso


A 11ª Festa do Agricultor em Cantagalo foi novamente um sucesso com nas edições anteriores, com bom público e muitos atrativos no CTG Jacob Fritz.

Fotos:

Confira a galeria de fotos em nosso facebook no link a seguir https://www.facebook.com/media/set/?set=a.287754614664889.65653.100002910585661&type=3

Em instantes a matéria completa da festa

Nova Laranjeiras:Homem é preso por vender bebida alcoólica a índios

Uma denuncia anônima levou na noite deste sábado (28/07) a PM/Policia Militar de Nova Laranjeiras até a Linha Moinho, nas proximidades da Serraria da COHAPAR região periférica da cidade, onde havia indígenas embriagados perturbando moradores daquela região.

No local os policiais Alcione e De Paula, encontraram a indígena Tereza Batista sentada no médio da rua com sua filha de apenas 4 anos nos braços, além de Silvio Luiz, também indígena ingerindo bebida alcoólica. Questionado como teria adquirido a bebida o homem, apontou para uma residência próxima de propriedade do senhor José Alfredo Ferreira da Rocha.

A equipe foi ate a referida casa e Jose recebeu os policiais com gritos armado com uma foice e avançou contra os PMs que foram obrigados a revidar, sendo necessário efetuar um disparo de arma de fogo no chão para conter o acusado. Na sequencia, ele recebeu voz de prisão.

Durante buscas no interior da casa a policia encontrou outra indígena em visível estado de embriagues, sendo identificada como Juraci Correia e uma criança de 4 anos em seu colo.

Foi encontrado também uma espingarda tipo taquari cal .36 e cerca de 20 litros de aguardente (pinga) 06 garrafinhas de 500 ml de álcool de cozinha e 03 garrafão de vinho.

Todo o material foi apreendido e encaminhado juntamente com o acusado José Alfredo para 2ª SDP em Laranjeiras do Sul. Os indígenas também foram encaminhados para delegacia sob o acompanhamento do coordenador da FUNAI e o vice-cacique da aldeia Rio das Cobras .

Via Noticias policiais

Rio Bonito do Iguaçu:Desacato e acidente de trânsito marcaram as últimas ocorrência da Polícia Militar no município

Desobediência, resistência e desacato

Em data de 28/07/2012, as 22h55min, a equipe encontrava se no destacamento PM realizando a lavratura de um boletim de ocorrência quando a pessoa mais tarde identificada como Rogério Guadanhin, 21 anos, chegou no destacamento e começou a bater violentamente na porta, quando a equipe abriu a porta o mesmo adentrou ao recinto, em estado eufórico, gritando, quando foi perguntado quem era ele, o mesmo gritando respondeu, “eu sou do E.B. (exercito brasileiro), eu sou do E.B., e empurrou o Pm, vindo também a desferir socos, sendo necessário o uso de técnicas de imobilização e uso de algemas, posteriormente o mesmo veio a relatar que estaria com problemas em casa, o que não justifica sua atitude, Rogério foi encaminhado a 2 SDP por desacato, desobediência e resistência.

Obs.: toda a ação foi acompanhada por testemunhas que encontravam – se no destacamento, para confecção do B.O. acima citado, Rogério não pertence mais ao E.B., deu baixa ano passado, segundo o próprio.


Atendimento de acidente de transito


Em data de 28/07/2012, as 19 h 30 min, a equipe deslocou - se ate o endereço acima citado onde o vclo gm/Vectra placas cez-3867 cor azul, conduzido pelo Sr. Valdecir Ramiro colidiu com um poste de energia elétrica. do fato, danos materiais no automóvel e no poste que tombou em via publica. acionado a ambulância que atendeu o condutor e o passageiro Wellington Deschk Rodrigues que sofreram ferimentos leves. o vclo constava documentação regular. Valdecir era devidamente habilitado, porem o mesmo possuía sintomas de embriagues, feito auto de constatação e auto de infração nº 003956839. o vclo foi recolhido por guincho ao pátio do DPM de Rio Bonito do Iguaçu. feito orientações no local. obs.: negou - se a fazer o teste etilometrico.

Com informações do Destacamento da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu

Ministro do STF reconhece Ação do PDT contra o decreto que motivou "força tarefa" do GAECO contra Barbosa Neto e pede manifestação do governador Beto Richa

O ministro do STF, Luiz Fux, que foi sorteado para ser o relator da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) do PDT que questiona o decreto do governador Beto Richa (PSDB) de criação do GAECO, reconheceu a legitimidade do questionamento jurídico pedetista e solicitou ao Governo do Paraná e ao presidente do STF, ministro Carlos Ayres Brito, que se manifestem sobre o assunto.
As autoridades têm um prazo de 10 dias para encaminhar suas manifestações para o ministro Fux. “Isto evidencia a relevância do tema.

Muitos ironizaram e duvidaram da necessidade do questionamento jurídico, porém a atitude do ministro Luiz Fux mostra que estamos no caminho certo”, ponderou o advogado e membro do Diretório Nacional do PDT, Valmor Stédile, um dos signatários da ação que concedeu entrevista ao vivo à Rádio Brasil Sul, de Londrina, na manhã deste sábado. Ele revelou a informação em primeira mão numa entrevista exclusiva ao Plantão Brasil Sul, apresentado pelo repórter Isaías Soares.

Stédile vê como positivo o ministro Fux ter sido sorteado para relatar a Ação apresentada pelo PDT porque o magistrado mostrou interesse em aprofundar o assunto. O ministro pediu vistas em duas ações que também questionam o poder de polícia que vem sendo desenvolvido por membros do Ministério Público. O julgamento das ações começou no dia 26 de junho, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro, quando o placar estava empatado em 4 a 4. De acordo com Valmor Stédile, o PDT contesta a constitucionalidade do decreto estadual 3.912/2012, subscrito pelo governador do Paraná, que regulamentou a atuação do Gaeco (segundo a Constituição Federal as estruturas policiais nos estados só podem ser instituídas ou modificadas por medida legislativa, não por decreto).

Outro argumento apresentado ao STF é que o decreto afronta o artigo 144 da Constituição Federal, segundo o qual a competência para dirigir os órgãos policiais é dos delegados de polícia e não de promotores, como o que coordena as ações do Gaeco em Londrina, enquanto que em Curitiba onde há sérios indícios de irregularidades na administração pública não há qualquer ação do órgão ligado ao Governo do Estado. “Os membros do Ministério Público têm uma função nobre e de grande relevância para a sociedade, pois são autores da Ação Penal, mas a rigor só podem atuar com o encaminhamento de inquéritos providenciados através da Justiça Pública, nunca dando inicio e dirigindo atividades que devem ser pensadas e executadas pela autoridade policial”, alegou o dirigente.

O PDT pede, liminarmente, que se suspenda a eficácia do decreto e, no mérito, que seja declarada sua inconstitucionalidade, anulando-se as ações realizadas pelo Gaeco, que em Londrina acabaram gerando notícias tendenciosas e falsas impressões sobre o prefeito Barbosa Neto, oferecendo munição política para que adversários politicos gestionassem sua eventual cassação pela Câmara de Vereadores.

sábado, julho 28, 2012

Laranjeiras do Sul:Educadores sociais em greve e princípio de rebelião no Cense


Foi agora a tarde, internos do Educandário de Laranjeiras do Sul fizeram um princípio de rebelião na unidade de Laranjeiras do Sul, foi acionado o batalhão de choque de Guarapuava e a policia militar de Laranjeiras do Sul, os policiais entraram as 16 horas na unidade e fizeram um bate-grade preventivo, segundo informações as 17:30 a situação já estava controlada e com segurança.(vídeo acima)

Educador Social


De acordo com o agente Ariel Oro, que também é representante do movimento grevista, a ação desagradou os adolescentes que fazem “bate grade”. Cerca de 70 crianças e adolescentes, entre 12 e 21 anos, estão na unidade.

Reportagem Paola San

Cantu:Ocorrência atendidas pela Policia militar em Laranjeiras do Sul e Marquinho

RELATÓRIO PARA IMPRENSA

OCORRÊNCIAS DO DIA 27 PARA O DIA 28 DE JULHO DE 2012

Laranjeiras do Sul

Por volta das 14h20min, um morador da localidade de Linha Barro Preto entrou em contato com fone 190 para informar que nesta madrugada ladrões haviam furtado um porco de aproximadamente uns 70 kg, retiraram o animal do chiqueiro e abateram o mesmo em uma roça de milho, levando só a carne, coube orientações ao solicitante.

Marquinho


Por voltas das14h30min, uma equipe deslocou até a localidade de Guampara- Marquinho, e efetuou a apreensão de uma espingarda dois canos, número e marca ilegíveis, calibre 32, com um cartucho intacto, arma esta usada pelo Sr Edmundo Cardoso (47), em 22/07/2012, na cidade de Goioxim, onde foi vitima fatal o Sr Erni Antonio Bonifácio, o seu Edmundo já havia se apresentado para explicar os fatos, arma foi entregue na Delegacia para as providências.

Com informações da 2ª CIA

Francisco Beltrão:Governo autoriza construção do prédio do curso de Medicina

O governador Beto Richa autorizou a abertura de licitação para construção do prédio do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Francisco Beltrão. A autorização foi entregue ao reitor Paulo Sérgio Wolf nesta sexta-feira (27). O governador liberou R$ 2,4 milhões para esta etapa. Outros R$ 2,6 milhões serão liberados para a compra de equipamentos e instalação da tecnologia Telemedicina, que vai permitir o intercâmbio entre os campi da Unioeste e com outras escolas de Medicina do Brasil.

A implantação do curso de Medicina representa um marco tanto para a região Sudoeste como para a Unioeste. A coordenadora especial do curso, professora Franciele Aní Caovilla Follador, reforçou que não existe nenhuma graduação na área de Saúde em universidade pública na região. “A universidade vai contribuir de forma direta para o avanço da área da saúde de toda região”, afirmou Wolf. Uma comissão especial, composta por representantes de entidades locais, vai fiscalizaçar a obra.

O curso de Medicina começa a funcionar em fevereiro de 2013. Além do apoio financeiro do Estado, a graduação também terá respaldo das instituições municipais de Francisco Beltrão, bem como do Hospital Regional da cidade, que servirá de campo de estágio para os futuros acadêmicos de Medicina.

CONQUISTA

Para o prefeito Wilmar Reichembach, a autorização para a implantação do curso de Medicina pode ser considerada uma das maiores conquistas da região nos últimos anos. “Formando novos profissionais a cada ano, teremos significativos avanços no atendimento à saúde da população, pois muitos profissionais permanecerão na região Sudoeste”, destacou.

Segundo o vice-reitor da Unioeste, Carlos Alberto Piacenti, a implantação fortalece a instituição. “Não será só Francisco Beltrão a se beneficiar, toda a população do Sudoeste será contemplada, principalmente com a vinda de novos especialistas, ampliando o atendimento de alta complexidade”, disse.

O presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Luiz Carlos Gotardi, lembrou a luta de Francisco Beltrão e dos municípios do Sudoeste pela implantação do curso de Medicina. “Todos ganham com o curso. Haverá ampliação tanto no atendimento pelo programa de saúde da família quanto no mercado de saúde de modo geral, pois teremos mais profissionais na área atuando em nossa região”.

HOSPITAL

O Hospital Regional de Francisco Beltrão conta com 90 médicos, 600 funcionários de apoio e 126 leitos em funcionamento, prestando assistência aos 42 municípios da região Sudoeste. Realiza ainda procedimentos de alta complexidade, como cirurgia vascular e neurocirurgia. São realizados, em média, 3 mil atendimentos mensais, a metade em ambulatório. De acordo com o diretor-geral do hospital, Budwean Abdel Jader, a implantação de um curso de Medicina no Sudoeste do Paraná significa uma mudança no perfil histórico da região.

Também participaram da cerimônia os pró-reitores de Administração, professor Douglas André Roesler (em exercício), e de Graduação, professora Liliam Faria Porto Borges; o diretor do campus de Francisco Beltrão, Haroldo Augusto Moreira, o diretor de Concursos, professor Carlos Roberto Calssavara, e a assistente Adriana de Mello, da equipe da Pró-Reitoria de Graduação.

Laranjeiras do Sul:Educadores Sociais do Cense estão em greve

O CENSE/Centro de Socioeducação de Laranjeiras do Sul e também de todo o Estado, 18 ao todo, aderiram a greve que iniciou às 7 horas deste sábado (28/07).

Segundo Ariel José Oro, funcionário do Cense no município (foto), esse movimento deflagrou porque há mais de um ano e meio tentam uma saída para essa situação, inclusive houve duas reuniões com a Secretária Fernada Richa, titular da pasta, tendo somente respostas negativas em atender as demandas da categoria.

Laranjeiras do Sul, por exemplo, vive uma situação de caus, das quatro guaritas nenhuma possui segurança armada, a Polícia Militar que tem um baixo efetivo policial na região não consegue atender a demanda e dar segurança para o Cense no município.

Ariel destaca que a culpa não é do comando da PM local e nem do 16º, a culpa é do Estado que não provê esse tipo de necessidade, ressalta Ariel.

No momento, os serviços de emergência continuam, toda a garantia de direitos dos internos serão respeitadas, as demais atividades de rotina ficam canceladas.

Via Noticias policiais

Rio Bonito do Iguaçu:Exporio 2012 começa será de 6 a 9 de setembro


Em um grande evento para uma grande EXPORIO, foi assim na noite de ontem (27) na cidade de Rio Bonito do Iguaçu para o lançamento oficial da EXPORIO 2012.
O Prefeito Sezar Bovino recepcionou órgãos de imprensa, autoridades e a comunidade em geral na noite de sexta-feira (27) Nas dependências da ASSERBI para o lançamento oficial da EXPORIO 2012.
A EXPORIO 2012 será realizada de 6 a 9 de setembro no Centro de Eventos AUGUSTO BIANCHINI e será marcada por vários shows musicais, torneio leiteiro, dia de campo, parque de diversão, rodeio country, motocross e muito mais!!!!

Marquinho:Deputado Assis do Couto (PT) repassa veículos para Educação e Saúde do município

Deputado Assis do Couto entregou ao secretário de Educação, Alysson Padilha, as chaves dos veículos (Foto: Assessoria)

Deputado em Marquinho

Durante agenda a alguns municípios da região Cantuquiriguaçu nesta quinta-feira (26), o deputado federal Assis Miguel do Couto (PT) esteve no município de Marquinho para repassar dois veículos Uno 0 km às secretarias de Educação e Saúde que recebeu ainda uma ambulância. No total, os três veículos somam R$ 130 mil em recursos. Os investimentos do deputado para Marquinho, através de emendas parlamentares passam dos R$ 3 milhões, dos quais R$ 400 mil são para calçamento, R$ 400 mil para equipamentos agrícolas, R$ 750 mil para creche, R$ 1 milhão para construção do Colégio de Alto do Cobre e R$ 1 milhão para o consórcio que trouxe a patrulha rodoviária.

O deputado Assis do Couto destaca que sua identidade com Marquinho é proveniente da economia do município estar vinculada em mais de 80% na agricultura familiar.

Via Xagu

Laranjeiras do Sul:Policia Rodoviária Federal prende duas pessoas e 3 camionetes roubadas




a Policia Rodoviária Federal prendeu 2 pessoas na manha desta sábado de posse de camionetes roubadas.

Os PRF's Migliorini, Recalcatti e Strieder abordaram as camionetes na lombada na BR 277 na cidade de Nova Laranjeiras, desconfiaram da conversa pois as camionetes estavam sem documentação , sem nota, eram três camionetes, uma conseguiu fugir e foi encontrada em Rio Bonito do Iguaçu.
Os "condutores" alegaram que trabalhavam na Volks em Toledo e estariam levando as camionetes para Joiville (SC), os PRF's pediram o telefone do "trabalho" deles, mas eles não souberam informar, consultando no sistema de dados da Policia, constatou-se que CLAUDINEI ROSA e ROBSON CARLOS LANTIN possuem passagem pela polícia por furto e receptação.

A terceira camionete que havia conseguido fugir foi localizada em Rio Bonito do Iguaçu.

Claudinei reside em Guaraniaçu e Robson em Joiville.

As camionete foram furtados na revenda AUTORAMA em UMUARAMA.

Claudinei e Robson foram encaminhados a 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul.

Fotos e informações: Paola

sexta-feira, julho 27, 2012

Goioxim:Laticínio Goioxim deverá estar pronto até o final de 2012



O Laticínio Goioxim deverá estar funcionando até o final de 2012, a obra de construção da sede está a todo vapor e a previsão é que em até 90 dias a construção esteja finalizada.
Após concluída a construção, a outra etapa é instalar os equipamentos, quando estiver funcionando o Laticínio Goioxim irá gerar aproximadamente 20 empregos diretos e quase 150 indiretos no município de Goioxim.

Pitanga:Carreteiro de Quedas do Iguaçu tomba carreta, fica preso nas ferragens, mas é resgatado com vida


O condutor Everton Antonio Correia Borges de 29 anos saiu com vida e passa bem, ele é morador de Quedas do Iguaçu, a carreta estava carregada de tinta, foi necessária a colaboração de vários caminhoneiros que se empenharam em ajudar.

O Corpo de Bombeiros de Pitanga lutou contra o tempo e as adversidades climáticas, mais conseguiram êxito em resgatar a vitima com vida.

Pela forma do acidente, e a destruição do caminhão o jovem motorista foi agraciado com um verdadeiro milagre. Junto ao peito do motorista, alem das ferragens, uma medalha de Nossa Senhora Aparecida, medalha que ele segurava firme nas mãos.

Ao Corpo de Bombeiro de Pitanga, os parabéns pelo excelente trabalho.

Via Jonei Farias http://joneifarias.blogspot.com.br/

Virmond:Deputado Nelson Meurer (PP) visitou companheiros no município



Na maratona política na Cantuquiriguaçu, o Deputado Nelson Meurer (PP) esteve ontem (26) as 13 horas no município de Virmond, na ocasião reuniu-se com companheiros, filiados e simpatizantes do PP, a reunião foi realizada na residência do candidato a Prefeito Osmar Palinski, o candidato a vice-prefeito Arno Passarin também esteve presente.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul