sábado, novembro 17, 2012

Operação verão: Governo reforça serviços no litoral para início do verão

O Governo do Paraná irá reforçar os serviços de saúde, segurança pública, transporte e limpeza pública para garantir melhor atendimento aos moradores e veranistas nos sete municípios do litoral do Estado. O reforço será realizado durante a Operação Verão 2012/2013, que vai de 16 de dezembro a 18 de fevereiro.
A expectativa é que cerca de 2 milhões de pessoas devam circular pelo Litoral no período. Para atendê-las, órgãos públicos estaduais preparam o plano de ações para a temporada em Pontal do Paraná, Paranaguá, Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Guaraqueçaba.
A Secretaria da Segurança Pública estuda a quantidade de agentes que serão enviados na operação, que deve contar com alunos-soldados, em estágio operacional. Haverá acréscimo de policiais militares, bombeiros, policiais civis e peritos. No ano passado, o governo atuou com 2 mil agentes. Está prevista a retirada de presos das delegacias do Litoral para dar mais eficiência ao trabalho policial da Operação Verão. Um helicóptero será enviado à região exclusivamente para o resgate e salvamento.
Para a limpeza pública, este ano o governo ampliou o número de coletores e veículos, além de aumentar os serviços previstos no contrato com as empresas responsáveis. Ações que tiveram êxito na temporada passada também deverão ser mantidas e ampliadas, como a contratação de saneadores automatizados que irão fazer a limpeza da areia das praias nos 61 quilômetros da orla. O objetivo é assegurar a qualidade da areia.
Outra medida é a instalação de pontos de internet sem fio gratuita nos maiores municípios do Litoral, que será feita pela Copel. Neste ano, o serviço será estendido para alguns balneários do Lago de Itaipu, na região Oeste.
SAÚDE – Durante os dois meses da temporada, a Secretaria da Saúde reforçará a assistência nos principais postos e hospitais do Litoral. Além de equipamentos e medicamentos, o governo ampliará o número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem nas unidades. Serão cerca de 2 mil plantões médicos, 900 de enfermagem e 2 mil de técnicos de enfermagem nos diferentes postos de atendimento.
Em julho deste ano, entrou em funcionamento o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Regional do Litoral, que atende pelo telefone 192 e mantém ambulâncias em Antonina, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos, Morretes e Paranaguá. Sete ambulâncias de suporte básico e uma UTI móvel estarão disponíveis no Litoral durante a temporada.
Os casos graves serão tratados no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. Em abril deste ano, a Secretaria da Saúde criou o Grupo de Trabalho Saúde Litoral, que se reúne bimestralmente para discutir estratégias que melhorem a qualidade de vida da população local.
AFOGADOS – Assim como no ano passado, funcionará no Hospital Nossa Senhora de Navegantes, em Matinhos, a Central de Recuperação de Afogados, com uma equipe especializada. “A estrutura estará pronta para atender as necessidades da população, não somente de afogados, mas todas as emergências aquáticas, como por exemplo, acidentes com animais marinhos”, disse o diretor.
Durante a temporada, a Secretaria da Saúde vai oferecer testes rápidos para identificar doenças como a aids, hepatites virais e sífilis. As equipes de saúde vão distribuir materiais educativos sobre as principais doenças presentes no Paraná.
Na área de vigilância sanitária, a preparação já começou em outubro. Bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas, mercados de peixe e vendedores ambulantes estão sendo treinados para se adequar às legislações sanitárias vigentes.
ESTRADAS – As estradas que dão acesso ao Litoral estão sendo recuperadas. A previsão é de circulação de 200 mil veículos na temporada. Um acordo prevê melhorias no trecho da concessionária Ecovia e também obras de manutenção e recuperação nas rodovias estaduais da região. A previsão da Secretaria de Infraestrutura e Logística é concluir o trabalho até 15 de dezembro.
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) está trabalhando em mais de 170 quilômetros de estradas, com a recuperação de pavimentos, roçada ao longo das rodovias, pintura de faixas e recuperação e troca de placas de sinalização. Na PR-405, que dá acesso a Guaraqueçaba, começou o cascalhamento, além de obras de roçadas e drenagem. Também haverá reforço no atendimento do ferryboat, com ampliação do número de embarcações.
BALNEABILIDADE – Além de coibir desmatamentos e a caça predatória, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) irá monitorar semanalmente a balneabilidade na água em 49 pontos de rios e mar e verificar a qualidade da areia da orla. O instituto realizará ainda atividades de orientação e educação ambiental no Litoral. Com investimentos realizados durante o ano, a Sanepar também assegura os serviços de saneamento básico e abastecimento de água.
A Copel vai, a partir de dezembro, reforçar seus efetivos de eletricistas, operadores de subestação e atendentes comerciais, além de ampliar o horário de funcionamento das suas agências em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Neste ano, a Copel está investindo na região litorânea cerca de R$ 7 milhões em serviços de reforma, melhoria, expansão e manutenção de redes elétricas, poda de árvores e modernização de equipamentos.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul