domingo, agosto 05, 2012

Reserva do Iguaçu:Estufas agroecológicas garantem renda extra para agricultores do Município

O cultivo de verduras em estufas agroecológicas trouxe resultados positivos para os agricultores de Reserva do Iguaçu, na região central do Paraná.

O projeto das estufas foi criado em parceria entre os moradores e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e garante verduras frescas e sem nenhum tipo de agrotóxicos e fertilizantes químicos.
]
Atualmente, a comunidade conta com 25 estufas prontas e 21 delas em funcionamento e produção. "O Sebrae entrou com a parte de orientação técnica e os produtores com o madeiramento para a produção das estufas", explicou o consultor Edson Braga da Silva.

A primeira colheita foi aprovada pelos moradores que afirmam que além de bons produtos, o trabalho ainda garante renda extra no fim do mês. "A primeira venda já nos trouxe cerca de R$ 400 de lucro. Antes a gente não tinha verdura porque o solo é arenoso. Agora, com as estufas, nós cuidamos bem e a maior alegria é ver as plantinhas crescendo", comemora a produtora rural Ivanil Oliveira.

O projeto existe na região há cerca de um ano e meio. "Agora estamos buscando a parte de certificação para as estufas em funcionamento. Isso também vai ajudar a agregar um valor maior para os produtores", ressalta o consultor do Sebrae.

Programa Caminhos do Campo / RPC TV

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul