sábado, agosto 11, 2012

Laranjeiras do Sul:Incêndio florestal mobiliza bombeiros comunitários e equipes da Ecocataratas

Eram aproximadamente 18:45, início da noite desta sábado (11) quando os bombeiros comunitários de Laranjeiras do Sul foram acionados para dar apoio a equipes da Ecocataratas na BR 277, um incêndio florestal próximo a praça de pedágio, no local os bombeiros se depararam uma área de aproximadamente 800 m2 incendiando-se, no local foi feito um trabalho de isolamento da área incendiada para que o fogo não ganhasse proporções maiores ainda, outro trabalho de extrema importância foi feito na BR 277 com muita sinalização, já que a fumaça do incêndio fez uma espécie de cortina de fumaça sob a BR, o trânsito ficou lento, porém não houve congestionamentos.

As 19 e 30 horas a situação no local estava totalmente controlada e dentro da normalidade, a equipe dos bombeiros comunitárias que atuaram nesta ocorrência foram Daniel Assunção, Da Cruz e Da Silva.

Bombeiros alertam

Os Bombeiros Comunitários alertam para este período de estiagem e pedem para que as pessoas tomem os seguintes cuidados e precauções para evitar incêndios florestais,segue abaixo:

No período de inverno ocorre a estiagem, criando as condições favoráveis para incêndios florestais.

É de vital importância que quem freqüenta locais com mata, independentemente de ser Parque, Reserva ou etc., tome as precauções para que não se inicie um incêndio que poderá ser desastroso para o meio ambiente, além de poder ter vítimas fatais - dentre elas até aqueles que foram designados para combater o incêndio - ou então quem o provocou...

- Não jogue pontas de cigarro acesas na mata

Um incêndio pode ser causado a partir de uma simples fagulha na mata. Leve sempre consigo um cinzeiro portátil, ou mesmo um tubinho vazio de filme fotográfico (que é muito prático, e não queima!). Além do mais, uma bituca de cigarro leva anos para se decompor, sendo um poluente muito persistente no meio ambiente.

- Evite fazer fogueiras

Uma fogueira pode dar início a um grande incêndio. Certifique-se primeiramente se realmente é necessário acender uma... Em muitos anos de caminhadas aprendemos que somente em pouquíssimas situações é realmente necessário acender uma fogueira - e essas situações são em geral extremas: Quando você está perdido ou ferido, e precisa sinalizar sua posição para equipes de salvamento. Algumas vezes também se estiver úmido e com princípio de hipotermia - e mesmo assim existem alternativas melhores...

- Depois verifique se no local é permitida a utilização de fogueira. Nos Parques Nacionais e Estaduais é expressamente proibido acender uma fogueira.

- Acenda a fogueira da forma correta, isolando-a da mata ao redor. Limpe os galhos próximos, e crie uma proteção com pedras. Jamais acenda uma em local com muito capim seco em volta. Se possível, umedeça a área ao redor de onde será acendida a fogueira.

- Não coloque mais lenha que o necessário, pois um fogo muito forte pode atingir a vegetação próxima, e fagulhas voarão com o vento.

- Após o uso da fogueira, apague-a corretamente. Jamais abandone um local com uma fogueira acesa ou com as brasas ativas. Mesmo abafando com pedras e terra, as brasas ainda permanecerão acesas por algum tempo.

- Evite também o uso de fogueiras, ainda que tomando estas precauções, pois a fogueira incinera o solo, fazendo com que o local da fogueira fique estéril por um bom tempo.

- Não solte balões

Muitos incêndios se iniciam desta forma, pois o vento leva os balões para longe de onde eles foram soltos. Eles caem, muitas vezes acesos, em locais de difícil acesso, e podem dar origem a grandes queimadas.

- Não solte fogos de artifício na mata

Rojões e bombinhas tem um grande poder calórico, e muitas vezes, após o estouro, ainda permanecem com fogo e brasas, o que pode iniciar um foco de incêndio se caírem em terreno propício.

- Queimadas controladas

Execute queimadas somente com autorização do IBAMA, e seguindo rigorosamente as normas de segurança. O fogo não conhece limites de propriedades. Procure alternativas mais coerentes com a preservação ambiental.

Reportagem Paola Santos /Olho aberto policial

Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul