terça-feira, agosto 14, 2012

Estradas do Paraná:Reforço no número de blitz vai tentar reduzir violência no trânsito

O Paraná deve intensificar as blitze de trânsito para tentar reverter o quadro de mortes nas ruas e estradas. Além de verificar possíveis quadros de embriaguez ao volante, o trabalho policial contribui para fiscalizar veículos roubados ou furtados, por exemplo.

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, reforça a defesa pela “tolerância zero” com motoristas que dirigem após ingerir bebida alcoólica. “Temos hoje números preocupantes no trânsito do Paraná. Isso reforça em todos nós a convicção de que as blitze precisam ser intensificadas”, afirmou.

Para Almeida Cesar, a população precisa entender que a blitz de trânsito é em favor dos motoristas, e não contra eles. “Inibir a direção perigosa, seja por imprudência, inabilidade ou consumo de bebida, previne tragédias que podem vitimar qualquer pessoa”, pondera.

No primeiro semestre de 2012, a taxa de homicídios culposos (sem intenção de matar) no trânsito cresceu 8,95% no Paraná, em comparação com o mesmo período de 2011. Foram 1.229 casos registrados neste ano, contra 1.128 ocorrências no ano passado.

Houve queda nos índices de Curitiba (-3,97%) e nas regiões de São José dos Pinhais (-44,55%); Paranaguá (-51,52); Ponta Grossa (-14,88%); Campo Mourão (-7,14%) e Apucarana (-9,52%). Mas houve aumento em regiões como a Área Integrada de Segurança Pública de Londrina, por exemplo, onde o número de homicídios culposos de trânsito passou de 44 para 97.

DETALHAMENTO

A partir desta publicação mais recente relativa a crimes no trânsito, a Secretaria de Estado da Segurança Pública começa a detalhar as informações por cada um dos 399 municípios do Paraná e, na capital, os números são divididos por bairros. Até então, os dados apareciam agrupados por cada uma das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) do Estado.

Apenas em Curitiba foram 121 homicídios culposos em seis meses, contra 126 no mesmo período do ano passado. Os bairros com maior número de ocorrências são Cidade Industrial (18), Centro (11) e Tatuquara (9).

Os dados constam no Relatório Estatístico Criminal referente a crimes de homicídio culposo no trânsito, com informações sobre os seis primeiros meses do ano, publicado nesta segunda-feira (13) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

A fonte de coleta das informações sobre trânsito parte dos procedimentos instaurados pela Polícia Civil do Paraná. A tabulação dos crimes é mensal e a divulgação acontece a cada três meses, sob responsabilidade da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Segurança Pública. A publicação completa pode ser acessada pelo site oficial da Secretaria (www.seguranca.pr.gov.br), por meio da coluna ao lado esquerdo, pelo link Gestão da Segurança e, em seguida, Estatísticas.

ALTERAÇÃO

A Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que houve alteração no número final de homicídios culposos de trânsito relativos a 2011. Isso ocorreu em virtude de inconsistências no sistema e na metodologia de coleta de informações, o que provocou divergências na divulgação referente à 12ª Aisp, cuja sede é Foz do Iguaçu.

Desta forma, o número final de homicídios culposos de trânsito em toda a Aisp de Foz do Iguaçu no ano passado é de 129, e não 46, como havia sido divulgado anteriormente. A publicação da errata também já consta no site da Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul