segunda-feira, agosto 06, 2012

Cascavel:Fórmula Truck reabriu autódromo, Governador Beto Richa prestigiou o evento

O governador Beto Richa participou neste domingo (05/08) da reabertura do Autódromo Internacional de Cascavel Zilmar Beux, construído no início dos anos 70 e que passou por obras de melhorias recentemente. “Com esta revitalização, o público pode ser melhor recebido, isso atrai mais investimentos para Cascavel, gera empregos e oportunidades de renda e riqueza. Cascavel e o Paraná saem ganhando”, declarou o governador.
Mais de 70 mil pessoas assistiram à sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O autódromo de Cascavel deixou de receber grandes eventos esportivos em 2007, por não atender mais os requisitos necessários eventos de nível nacional e internacional. Com as obras de revitalização, a cidade de Cascavel volta a sediar grandes competições do automobilismo. Já está confirmada, para este ano, uma das etapas da Stock Car Brasil, a mais importante categoria do automobilismo brasileiro.

Beto comentou que a reativação do autódromo levará desenvolvimento econômico e social para a região. “É uma oportunidade única para um município realizar um evento deste porte, que reúne 70 mil pessoas num dia e mais de 100 mil num fim de semana”. O secretário de Estado do Esporte, Evandro Rogério Roman, completou que eventos desse porte envolvem várias equipes e as corridas são transmitidas todo o País, o que contribui para o desenvolvimento, com a geração empregos e renda para a região.
A presidente da Fórmula Truck e organizadora do evento, Neuza Navarro Félix, aprovou a reforma e garantiu nova edição da competição para o próximo ano.

O governador dirigiu o “pace truck’ na volta de apresentação e foi convidado a conhecer a pista. Pela primeira vez dirigiu um caminhão de competição. “E uma emoção indescritível. Chegar ao final da reta a 230 quilômetros por hora me fez matar um pouco a saudade do automobilismo”, disse Richa. Ele lembrou quando venceu uma corrida em Cascavel, em 1991.

HISTÓRIA

As primeiras provas automobilísticas foram realizadas nas ruas de Cascavel em 1964, com caráter amador, por um grupo de amigos e entusiastas. Isso levou os pioneiros a constituir uma sociedade anônima e adquirir uma grande área de terras e construir o autódromo em 1970, com pista de terra. Em 1973, depois de muitos esforços, notadamente do sócio Zilmar Beux, então presidente da entidade, o traçado recebeu asfalto, tornando-se o quinto do Brasil e o primeiro do interior pavimentado. Apenas três autódromos funcionavam no Brasil.O local já recebeu as principais competições nacionais, como a Stock Car e foi ali que nasceu a Fórmula Truck. Com o passar dos anos pouco foi investido no complexo, o que acabou retirando o autódromo dos calendário oficial das grandes competições. Mas continuou sediando muitos eventos de automobilismo e motociclismo, sendo sempre um grande formador de pilotos que atuaram e atuam em várias categorias automobilísticas do Brasil e exterior.

Após 41 anos, a empresa detentora do autódromo doou a área para a prefeitura, que remodelou e modernizou toda a estrutura do complexo, com alargamento do traçado, troca de toda a pavimentação, das quais uma parte em concreto, áreas de escape com zebras padrão da Federação Internacional de Automobilismo, 36 boxes com estrutura completa no padrão FIA, heliponto, arquibancadas fixas, túnel de acesso maior, melhorias nas dependências de camping e lazer, restaurante e lanchonetes, que devolveu ao complexo as principais competições nacionais.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul