quarta-feira, julho 11, 2012

Paraná comemora um ano sem fila para transplante de córneas

A Comissão de Saúde Pública da Assembleia foi homenageada na noite de terça-feira (9) pelo trabalho de mobilização realizado para acabar com as filas de espera para o transplante de córneas no Paraná. Como reconhecimento pela participação do Legislativo neste resultado, a Comissão recebeu do Hospital de Olhos do Paraná uma placa comemorativa.

O coordenador do banco de olhos do Hospital de Olhos do Paraná, oftalmologista Hamilton Moreira, destacou, durante a cerimônia, as barreiras de diálogo encontradas pelas centrais de transplante e o poder público, dificultando principalmente o acesso às informações acerca da doação de córneas.

E nesse aspecto, a atuação da Comissão de Saúde e de seus membros, através de audiências públicas, foi fundamental, de acordo com o coordenador. “O resultado disso foi uma repercussão que superou ao que imaginávamos. Transcendeu as fronteiras do Estado e hoje, além de zerarmos a fila, exportamos córneas para outras regiões do país”, relatou Hamilton Moreira.

Para o presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), o reconhecimento dos profissionais de saúde, principalmente por ações capazes de melhorar a vida da população, só engrandecem a Assembleia. “O trabalho de uma comissão técnica é capaz de mobilizar o interesse de muitos cidadãos que precisam e se amparam no poder público para solucionar seus anseios e angústias. Zerar a fila do transplante de córneas é uma situação a ser comemorada por todos”, disse Rossoni.

Integram a Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, além do presidente, deputado Dr. Batista, os deputados Adelino Ribeiro (PSL), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Marla Tureck (PSD), Nelson Luersen (PDT), Nereu Moura (PMDB) e Toninho Wandscheer (PT). São suplentes da Comissão os deputados Marcelo Rangel (PPS), Pastor Edson Praczyk (PRB), Elio Rusch (DEM) e Professor Lemos (PT).

Sonia Maschke/Jaime Santorsula Martins - Assessoria de Comunicação da Presidência Assembleia Legislativa do Paraná

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul