sábado, junho 09, 2012

Laranjeiras do Sul:Cartório Eleitoral recebeu 242 novas urnas eletrônicas


O Cartório Eleitoral de Laranjeiras do Sul recebeu 242 novas urnas eletrônicas modelo 2010 que substituíram as de modelo 2002. As novas urnas já vêm equipadas com recursos biométricos e serão utilizadas pela primeira vez nas eleições deste ano. No entanto, o sistema de biometria não será usado na Comarca de Laranjeiras já que para isso seria necessário submeter os eleitores ao recadastramento biométrico. A estimativa é que sejam colocadas em funcionamento 195 das 242 urnas recebidas nos cinco municípios da Comarca, conforme o número de sessões. As urnas antigas foram recolhidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

“O design das novas urnas é semelhante às antigas, porém, além do sistema de identificação digital, elas também são dotadas de um pen-drive em substituição aos disquetes para armazenamento dos dados que são transmitidos ao TRE. Com isso as novas urnas vão oferecer mais agilidade e segurança para o processo eleitoral”, destacou o chefe do Cartório Eleitoral, Leandro Morett Goés.

Outra novidade que as urnas modelo 2010 trazem em sua composição é o plug de energia que atende as normas de segurança do padrão atual utilizado no Brasil. “Nesse momento as baterias das urnas estão sendo carregadas e testadas, a exemplo do sistema de registro das candidaturas que também estão sendo testados”, acrescentou.

PRAZOS ELEITORAIS

Quanto ao calendário eleitoral ele observa que os partidos têm até 30 de junho para realização das convenções, pois dia 05 de julho termina o prazo para o registro das candidaturas que são feitas pelo partido e não pelos candidatos. Desta forma, no dia 06 de julho inicia oficialmente o período da campanha eleitoral. Já em relação ao prazo da desincompatibilização do cargo que exerce, o chefe do cartório explica que depende do cargo que o candidato irá concorrer, embora a Justiça Eleitoral determine que o prazo mínimo é de 90 dias antes da eleição. O atendimento hoje no Cartório Eleitoral de Laranjeiras do Sul será normal, das 12h às 18 horas.

Via Eloi Almeida /Radio Campo Aberto

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul