sexta-feira, junho 15, 2012

Guarapuava:CREA-PR instaura processo para analisar desabamento de laje em cima de operário


O CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) em Guarapuava está investigando o acidente que feriu um operário numa obra de demolição na rua Padre Chagas, Centro da cidade.
A laje da edificação comercial desabou na manhã de quinta-feira, 14. Um agente de fiscalização e um conselheiro estiveram no local nessa sexta-feira, 15. Eles levantaram as primeiras informações ao processo que irá apurar se houve falha dos responsáveis.

Na primeira etapa do procedimento, que ocorreu na manhã dessa sexta, um agente de fiscalização do CREA-PR colhe os dados no local do acidente, faz fotos e apura se há um responsável técnico pela obra. No caso do acidente, o engenheiro civil responsável e o proprietário da edificação serão notificados para que se manifestem a respeito do acidente e apresentem todas as documentações do serviço executado.

Por enquanto, não é possível apontar se houve alguma falha no acompanhamento da obra por parte do engenheiro ou erro na execução dos serviços por parte dos operários. “Precisamos da manifestação do profissional responsável pela obra, porque ele é quem estava acompanhando os serviços. A partir daí, encaminhamos o processo para a Câmara Especializada em Engenharia Civil do CREA-PR”, explica o gerente regional do CREA-PR, engenheiro civil Geraldo Canci.

Caso seja constatada alguma falha por parte do profissional responsável, o processo é levado à Comissão de Ética Profissional. Os dois órgãos têm sede em Curitiba. Não é possível estimar quanto tempo é necessário para a conclusão do procedimento.

O operário, de 31 anos, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e o Samu de Guarapuava. Ele não teve ferimentos graves e foi encaminhado à Urgência Municipal do bairro Trianon.
O CREA-PR sempre alerta proprietários de imóveis sobre a obrigatoriedade da contratação de um profissional habilitado à execução de obras e serviços de engenharia tanto para o planejamento quanto acompanhamento da atividade. A lei também exige o fornecimento de equipamentos de proteção individual adequados para cada serviço e que garantam a segurança dos trabalhadores.

Matéria João Quaquio - Jornalista -MTB/PR 6643

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem faz mapa de risco e tem condições de avaliar os riscos que os funcionarios correm é o Engenheiro de Segurança do Trabalho e o Técnico em Segurança do Trabalho...engenheiro civil,é o responsavel pela obra,e não pela integridade dos funcionarios...

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul