terça-feira, junho 19, 2012

Greve Nacional das IFES completa um mês


Desde o dia 17 de abril as universidades federais e outras instituições federais de ensino superior (IFES) vêm mobilizando todo o país em torno de uma pauta de reivindicações que visa melhorias à educação superior pública. Atualmente, das 58 universidades federais, 54 estão em greve.

Os temas da pauta nacional estão relacionados à defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade: mais autonomia e democracia interna nas universidades; aumento do orçamento, garantindo melhores condições de trabalho, infraestrutura e financiamentos para realizar ensino, pesquisa e extensão com qualidade; mais vagas para docentes e melhorias à carreira.
Em apoio ao movimento nacional, docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vem discutindo a mobilização e construindo uma pauta local, complementar à pauta nacional proposta pelo Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES).

No campus de Laranjeiras do Sul, em Assembleia de Campus realizada no dia 11 de junho, os docentes definiram seu apoio à greve nacional e indicaram a necessidade de discutir a eventual greve dos professores na UFFS. O mesmo vem ocorrendo nos demais campi da UFFS e a decisão por entrar ou não em greve se dará na Assembléia Geral a realizar-se em todos os campi no dia 20 de junho, às 17h30min.

Acompanhe mais informações sobre a greve nacional e leia sobre a pauta de reivindicações na página da Seção Sindical dos Professores da UFFS (SINDUFFS) www.sinduffs.org

Professores da UFFS campus Laranjeiras do Sul

2 comentários:

Anônimo disse...

A adesão à greve nacional nesse momento ajuda ou atrapalha que as reivindicações legítimas dos alunos e professores seja executada? Parando por 1, 2, 3 ou 6 meses... quem vai executar o orçamento já aprovado, quem vai pressionar para que as obras sejam concluídas? A pauta nacional de greve não inclui nossas questões pontuais da UFFS... nossa pressão deve ser interna. Apoio a paralisação dos alunos, e creio que essa e outras formas de manifestação são adequadas para que a própria universidade faça aquilo que é sua obrigação nesse momento. Mas não apoio a adesão à greve nacional por parte dos professores da UFFS, pois isso vai ter o efeito contrário para os alunos. Atrasará ainda mais a conclusão das obras, reconhecimento dos cursos, e a consolidação da implantação da universidade, que são os nossos maiores desafios nesse momento.

Anônimo disse...

Ainda não caiu a "ficha" que a greve realmente só vai prejudicar os alunos. Quem sabe quando caírem em si, será tarde demais.......

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul