terça-feira, junho 19, 2012

Governador Beto Richa aprovou projeto de duplicação da BR 277 entre Medianeira e Cascavel


A Ecocataratas finalizou a elaboração dos projetos de duplicação da BR-277 entre Medianeira e o trevo de acesso a Ferroeste em Cascavel. Os projetos foram aprovados pelo Governo do Paraná, através do DER. Com exceção do trecho entre Medianeira e Matelândia, onde a obra já está em andamento, a construção da segunda pista depende de negociação entre a concessionária e o Governo Estadual, uma vez que tais obras não fazem parte do contrato de concessão. “O projeto aprovado é uma ferramenta indispensável para a renegociação com o Governo. Sem os projetos, não podíamos mensurar o que deve ser incluído no contrato”, explica o Diretor Superintendente da Ecocataratas, Jeancarlo Mezzomo.

A elaboração dos projetos foi realizada em etapas, dividindo em trechos homogêneos para facilitar o desenvolvimento e o entendimento na negociação contratual. O primeiro trecho de 14,4 km, entre Medianeira e Matelândia, está em execução. Duas das quatro trincheiras estão em fase adiantada. Apesar do prazo dado pelo Governo para a execução deste trecho ser junho de 2013, a concessionária espera antecipar a entrega da obra.

Contando o trecho em execução, são 91,1 km de projetos de duplicação, com 19 viadutos ou trincheiras, além de pontes, retornos e acessos. Todos os projetos de duplicação foram apresentados pela concessionária, juntamente com o DER, em reuniões públicas onde foram discutidas as soluções com as prefeituras e representantes dos municípios às margens da rodovia. “Todos contribuíram explicando quais são as necessidades dos municípios no que diz respeito a rodovia”, acrescenta o diretor da Ecocataratas.

A concessionária agora está em conversa com o Governo do Estado do Paraná para a execução de toda a obra até a Ferroeste. Inicialmente, os projetos contemplariam o trecho até o trevo de acesso à Juvinópolis, na PR-180. “Após um pedido da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado, os projetos se estenderam até a Ferroeste”, explica Mezzomo. Ele acredita que até o fim deste ano, tudo esteja negociado com o Governo, permitindo a continuidade da obra a partir de Matelândia.

Trevo Cataratas

Em paralelo aos projetos de duplicação, a Ecocataratas também desenvolveu o projeto para construção de viadutos no Trevo Cataratas em Cascavel. O projeto foi entregue a Prefeitura do Município, que se comprometeu a buscar uma forma de execução junto ao Dnit.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Richinha dos pedágios está mostrando a que veio, e Laranjeiras vai deixar tucano continuar criando asas? Chô ave agorenta!!!!

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul