quarta-feira, maio 09, 2012

Chopinzinho:Município oferece tempo integral em 100% das Escolas do campo e da cidade

Na sexta-feira os chopinzinhenses entraram para um seleto grupo de municípios no Brasil onde os pais podem optar por colocar seus filhos o dia todo na escola. Agricultores e famílias do perímetro urbano têm acesso à modalidade de ensino oferecido nos 15 estabelecimentos de ensino da cidade. Mas ao iniciar seu discurso o Prefeito Vanderlei Crestani explicou que: “O objetivo principal não é gerar empregos a sociedade, oferecer oportunidade no mercado de trabalho educacional, isso nós chamamos de conseqüência. Nós não criamos depósitos de crianças. Nosso objetivo foi optar por essa ferramenta, para melhorar a qualidade de ensino no município. Parece realmente ser simples, mas quando apresentamos alguns números à sociedade, como contratar 181 profissionais, precisamos considerar que gerar 181 empregos em uma cidade como Chopinzinho é uma bela fábrica. Mas, essa fábrica, não tem chaminé, não polui, essa fábrica transmite conhecimento, forma pessoas e cidadãos para o futuro” salientou Crestani.

Ana Seres Trento Comin Chefe do Núcleo de Educação de Pato Branco presente na inauguração destacou os números do Tempo Integral não somente na referência quantitativa, mas qualitativamente. Os índices se consolidam, quando se tem educação de qualidade. “A curto, médio prazo, o Tempo integral vai gerar superávit. Muitos falam que o Tempo Integral aumenta a despesa. Educação é investimento. Despesa é combater a evasão, a reprovação. Implantar esse programa é querer que esses jovens, que irão no substituir no futuro, o façam com muito mais competência”, declarou.

A diretora da Escola Rural Mário Betega de Santa Inês Janete Bazzan Brondani destacou que entre “as oficinas oferecidas estão horta medicinal, hortaliças e jardinagem, estas ligadas diretamente a realidade do campo. Assim demonstramos aos nossos alunos que permanecendo no campo, também é possível ter uma boa qualidade de vida”, conta.

Precisamos lembrar que a Administração, em todos os setores, vem tendo grandes conquistas. Toda a equipe que é comandada pelo Crestani está de parabéns. A Educação em Tempo Integral é modelo para o Paraná e o Brasil. Mostramos que é possível melhorar a vida da sociedade através de uma gestão de qualidade no poder publico, disse o Vice prefeito João Carlos Guarienti. O Programa chopinzinhense já foi citado como exemplo para o Brasil no Senado por Osmar Dias e recebeu elogios de Cristovam Buarque e Eduardo Suplicy.

Prefeito Crestani lembrou q na vida política é de conhecimento comum que investir em educação não dá voto. “Em curto prazo. Não estamos preocupados com o resultado das próximas eleições. Estamos preocupados com as futuras gerações. Essa é a nossa opção política. Estou praticamente me despedindo do mandato, são 12 anos a frente da Administração. Realizamos muitos projetos e obras. Mas se perguntarem qual desses projetos aqui realizados, eu não hesitaria em dizer que foi o Tempo Integral. Não tem nada mais gratificante encontrar alunos estudando inglês, espanhol, artes, cooperativismo. Tenho essa satisfação de encerrar o meu mandato oferecendo o Tempo Integral. Toda a equipe da Administração participou desta conquista, lembrou.

O Programa

Com a integralização da 15ª escola o programa, desde 2005, a Administração já acumula investimentos de mais de 5,3 milhões de reais em infraestrutura (reformas e novas salas de aula) e na manutenção do Tempo Integral. Cifras em sua grande maioria do orçamento municipal, ressalvando algumas parcerias com o FNDE e FDU. Outro dado interessante é que mais de 70 famílias de produtores rurais, em parceria com a Casa Familiar e o Compra Direta do Governo Federal, alimentam os alunos do Programa com 4.896 refeições diárias, melhorando a renda dos pequenos produtores. O diferencial do Tempo Integral chopinzinhense está justamente no nível de investimento, acima de 30% do orçamento, e na qualidade das mais de 40 oficinas oferecidas, dentro da escola. As oficinas são vocacionadas para a realidade de cada comunidade escolar.

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