quinta-feira, abril 12, 2012

Piraquara: Agentes penitenciários temem ameaças de preso que ganhou a liberdade

Uma tentativa de fazer um agente penitenciário como refém, uma morte ainda não esclarecida, um suspeito em liberdade e uma categoria em pânico com medo de morrer. Estes são os ingredientes de uma denúncia feita à Banda B nesta quarta-feira (11) pelo agente penitenciário e integrante do Conselho de Agentes Penitenciários do Paraná, Juarez Nicolino.

De acordo com a denúncia, na manhã do dia 23 de março, dois presos da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP1) agrediram com estocadas de ferro um agente penitenciário durante o retorno à cela da 7ª galeria de isolamento disciplinar. A agressão durou cerca de um minuto, até a chegada de outros agentes. A informação foi confirmada pelo diretor da PEP1, José Luiz Silva Ribas.

“O agente teve ferimentos de médio porte no abdome, braços e rosto. Ele foi socorrido e os presos foram contidos por outros agentes”, afirmou.

O fato ganha, a partir daqui, duas versõe . Segundo a denúncia feita à Banda B pelo agente Nicolino, dias depois, um dos presos que atacou o agente morreu "ao cair da cama" do Centro Médico, e o outro preso ganhou alvará de soltura por ter cumprido sua pena. A revolta dos agentes veio das ameaças que teriam sido feitas por este preso ao sair da PEP. "O diretor da PEP poderia ter impedido a saída deste preso lavrando um flagrante por tentativa de homicídio. Se ele tivesse feito isso, o preso não sairia; ou seja, ele foi conivente. Pra piorar, logo depois que saiu, ele passou na portaria da PCE e gritou pra todo mundo ouvir que iria reunir um grupo para fazer tombar cada agente que encontrasse daqui pra frente. A categoria está com medo e ninguém faz nada", afirmou o agente Nicolino.

"O preso saiu de alvará batendo papo, dizendo que vai matar, sequestrar nossos filhos e o que o Depen (Departamento Penitenciário) tem a dizer sobre isso? Cadê os direitos humanos dos agentes?", questiona.

O diretor rebate a denúncia afirmando que foi registrada a ocorrência logo depois do ataque. “Logo depois do ataque, o agente foi até a delegacia de Piraquara e registrou a tentativa de homicídio. Ele fez exames de lesões corporais e, em seguida, o encaminhamos para o hospital. Somos responsáveis pela custódia dos presos e cumprimos as determinações judiciais. No dia 4 de abril, recebemos o alvará de soltura de um dos presos, checamos se havia alguma ordem de prisão contra ele e como não havia nada, não pudemos mantê-lo na PEP”, explicou Ribas.

Morte

O diretor confirmou a morte do outro preso envolvido no ataque e diz que foi em razão do embate com o agente. “Este preso desmaiou logo depois do embate com o agente. Ele caiu e bateu a cabeça. Foi encaminhado ao Hospital Angelina Caron e no sábado, dia 7, fomos informados de que ele sofreu morte cerebral em razão de um traumatismo craniano. Um inquérito foi aberto na delegacia de Capina Grande do Sul para investigar a causa da morte e estou aguardando um laudo da necropsia”, informou o diretor.

Ameaças

Sobre as ameaças que o preso libertado teria feito aos agentes, segundo a denúncia do integrante do Conselho dos agentes do Paraná, Juarez Nicolino, o diretor diz que não acredita nesta hipótese. “Não acredito que isso tenha ocorrido.Primeiro porque o preso saiu daqui às 19h15, um horário em que não há nenhum movimento do lado externo, e familiares vieram buscá-lo. Um preso que está saindo quer mais é ir embora. Não acredito que tenha feito ameaças aos agentes”, completou.

O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Antony Jonhson, disse à Banda B que o sindicato não recebeu nenhuma denúncia de ameaça feita pelo preso solto aos agentes. "Posso lhe garantir que ninguém nos relatou essas ameaças. Estamos dando toda a assistência ao agente ferido, mas não temos mais detalhes sobre a morte deste outro preso ou sobre libertação deste segundo detento", disse Johnson

Via Portal Banda B http://bandab.pron.com.br/jornalismo/preso-morre-e-agentes-temem-ameacas-de-outro-libertado-depois-de-tentativa-de-motim-na-pep-36571/

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens sr, diretor, e tambem ao sr. vice presidente do sindicsto dos agentes penitenciários pela vossa postura. e voce agente cagão, use saia e caia fora se tem medo. alé, de que, o preso morreu porque caiu da cama? invente outra, até mesmo o diretor disse que ele morreu pelo embate com vcs. ah. e vcs sempre atuam em matilha, cachorrada, tropa de prevalecidos.agora tá com medo? marica.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul