domingo, abril 15, 2012

Rio Bonito do Iguaçu:Município promove palestra antidrogas para representantes de entidades

A palestra teve por objetivo mostrar a sociedade que a prevenção ao uso indevido de drogas é responsabilidade de todos e não somente de uma determinada categoria de profissionais

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Bonito do Iguaçu realizou na última segunda feira (10) palestra onde contou com a presença de professores, pedagogos e diretores da rede municipal e estadual de ensino, integrantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), bem como profissionais da saúde do município. O evento que aconteceu no Centro de Formação teve por objetivo o repasse de informações sobre drogas lícitas e ilícitas. Na oportunidade foi entregue cartilhas informativas sobre o assunto recebido do Conselho Nacional Antidrogas.

Foi convidado para ministrar a palestra do evento o 3º sargento e comandante do Pelotão da Policia Militar de Rio Bonito do Iguaçu Mario Opuchkevicz, onde o Tema abordado foi “Drogas e a Legislação”. Durante a palestra ele abordou vários artigos da Lei 11.343/2006 – SISNAD Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas. Várias pessoas até então desconheciam a Lei e as medidas adotadas na área de prevenção, principalmente os professores e pedagogos tiveram o conhecimento que a própria lei cita que eles devem ter formação continuada na área da prevenção nos três níveis de ensino bem como as instituições de ensino público e privado pode implantar projetos pedagógicos de prevenção do uso indevido de drogas, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais e aos conhecimentos relacionados com a droga.

No debate que aconteceu logo em seguida a palestra foi discutido ainda que as escolas municipais possam incluir nas diretrizes curriculares um eixo onde o professor possa abordar o assunto drogas realizando atividades de prevenção, “Sabemos que a melhor forma encontrada pelas escolas e demais profissionais da Educação e a utilização de projetos pedagógicos para abordar esse tipo de tema que envolve não somente os alunos e a escola, mas a família, grupos de convivência e a sociedade em geral. Devemos mostrar a sociedade que a prevenção ao uso indevido de drogas é responsabilidade de todos nós e não somente de uma determinada categoria de profissionais”, comentou Mario Opuchkevicz palestrante do evento.

Paulo Henrique / Assessoria de RBI

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, deveria ser estudada uma maneira de incluir os pais nesse repasse de informações, pois acredito que muitos pais naum tem o preparo necessário para falar e perceber os efeitos, o comportamento etc, e poder agir prevenindo antes que seja tarde.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul