terça-feira, abril 17, 2012

Laranjeiras do Sul:IML não aceita corpo e família espera 6 horas pela liberação

Antonio e Dr. Januário Sio Neto

Já era 00:45 da madrugada desta terça-feira quando o corpo de Sr. Amadeu foi liberado

Momento em que a funerária deixava o hospital

Passado de 01:00 da madrugada, a boa vontade da cartorária em fazer o registro do óbito para o corpo seguir viagem até Quedas do Iguaçu

Um problema na morte

Muitos dizem por aí, "morreu descansou", mas na verdade a realidade é outra, na tarde de ontem (16) Sr. Amadeu foi encontrado morto na margem da BR 277 em Laranjeiras do Sul, policiais civis estiveram no local fazendo os levantamentos preliminares, como não havia indícios de morte violenta e aparentemente nenhuma marca no corpo que pudesse dar indício de crime, o corpo foi liberado para a funerária retirar do local, a funerária Bom Jesus fez a retirada do corpo e levou para sua sede, com a identificação de Sr. Amadeu, foram localizados seus familiares na cidade de Quedas do Iguaçu.

A chegada em Laranjeiras do Sul

Antonio, enteado de Sr. Amadeu chegou a Laranjeiras do Sul por volta das 18 horas de ontem , Antonio veio com a funerária que a família contratou em Quedas do Iguaçu, na funerária Bom Jesus carregaram o corpo de Sr. Amadeu e deslocaram-se até o hospital São José para obterem o atestado de óbito, em contato com o Dr. Milton (médico plantonista), este informou que seria impossível atestar a morte de Sr.Amadeu, pois ele foi encontrado morto na rua, ninguém tinha conhecimento do histórico pregresso clínico dele e outros.

IML não aceitou levar o corpo

Diante disso Antonio retornou na delegacia de Laranjeiras do Sul e comunicou a situação, policiais civis fizeram contato com o IML de Guarapuava, e foram informados que por não ter aparentemente indícios de morte violenta não poderiam aceitar o corpo de Sr. Amadeu lá.

Imprensa acionada

Já eram passado das 22 horas quando fomos acionados pela família de Sr. Amadeu, fomos até a delegacia para ouvir os fatos, Antonio contou os acontecimentos.

Fizemos contato com o IML e fomos informados que eles não receberiam o corpo, fomos informados da resolução de nº 1779/2005 onde regulamenta a responsabilidade médica no fornecimento da declaração de óbito revogando a resolução CFM nº 1601/2000.

Estava feita a polêmica, de quem seria a responsabilidade da emissão do atestado de óbito, IML, médico de plantão, saúde publica? Bom diante de tudo isso telefonamos para o Dr. Januário Sio Neto, explicamos a situação por telefone e este prontamente se prontificou a vir até a delegacia para se interar-se do assunto.

Verificação do óbito

Dr. Januário analisou documentos, receitas, exames, remédios que Antonio tinha referente ao quadro clínico de Sr. Amadeu, com muita boa vontade Dr. Januário foi até o hospital para examinar o corpo, neste momento foi acionado o Marcelinho, responsável pelo Raio X, começava ali a verificação de óbito do Sr. Amadeu.

Dr. Januário examinou o corpo, e encaminhou para a sala do raio X, várias radiografias foram feitas e diante do situação como foi encontrado o corpo, sem indícios de morte por crime e sem fratura alguma no corpo de Sr. Amadeu, Dr. Januário fez a declaração de óbito, acabava ali a espera da família, era quase 1 da madrugada quando o agente funerário carregou o corpo e seguiu para o cartório fazer o registro do óbito.


Polêmica


Alguns dias atrás uma situação semelhante a essa aconteceu no município de Marquinho, um agricultou morreu no interior do município, em primeiro momento o médico não quis atestar o óbito, ficando o corpo por aproximadamente 9 horas na funerária, naquela situação o agente funerário de posse do B.O da polícia Militar, e ofício da policia civil fez a preparação do corpo e levou para ser velado, no dia seguinte o agente funerário foi atrás do médico para resolvera situação, mas desta vez o médico aceitou fazer a declaração de óbito.

IML


A falta do IMl em Laranjeiras é visível, mas somos realistas, em um estado que onde tem IML está um caos, onde em algumas cidades que tinha IML tiveram suas unidades fechadas, seria muito a gente iludir-se que o IML será instalado em Laranjeiras do Sul, um dia será, mas não tão breve, os governantes não estão preocupados com IML (com os mortos), isto não dá voto...

Agora abrimos uma discussão para que problemas como este de hoje, como o caso na cidade Marquinho, de quem são as responsabilidades???

Leia abaixo matéria relacionada

Laranjeiras do Sul:Homem é encontrado morto na beira da BR 277
http://olhoabertopr.blogspot.com.br/2012/04/laranjeiras-do-sulhomem-e-encontrado.html

2 comentários:

Anônimo disse...

q injustiça vcs fizeram com o poder executivo do marquinho. O q poderia ser feito achavamos q era so no Marquinho que tinha este ptoblema. Ou melhor. O problema era do Marquinho Pr

Anônimo disse...

Parabens, dr, Januário. zl

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul