sexta-feira, abril 20, 2012

Guarapuava:Anúncio do apoio do PDT a pré-candidatura de Cesar Silvestri Filho domina a cena no meio político do município

No último sábado – 14/04 – os pré-candidatos a Vereador do PDT de Guarapuava tiveram uma longa reunião com o Deputado Estadual Cesar Silvestri Filho, na chácara do suplente Belarmino Baccin, e nessa reunião ficou decidido pelos presentes que o PDT irá coligar na majoritária com o PPS de Cesar Silvestri Filho. Informações dão conta que o PDT possui 17 pré-candidatos à Câmara Municipal de Guarapuava.
Na segunda-feira o site Rede Sul de Noticias anunciou o apoio, com o Presidente do PDT, André Sberze, afirmando que descartou o apoio ao pré-candidato Dr. Antenor pelo mesmo não ter adotado uma postura política firme quando o Ministério Público deflagrou a operação “Fantasma”, que culminou com a prisão do Vereador Admir Strechar (PMDB).


Na terça-feira, durante a sessão da câmara municipal, Antenor criticou a declaração de André Sberze, afirmando que o mesmo tem que aprender a fazer política, na sequência, os Vereadores João Napoleão e Almira Angelucci também fizeram críticas ao advogado, porém enfocando aspectos pessoais – e conforme relatado – movidos de ressentimento, vez que o Presidente do PDT de Guarapuava, junto do Presidente do PHS da mesma cidade, pediram ao Ministério Público o afastamento de ambos, que são respondem processos da investigação “fantasma”.


De outro lado, fontes da Assembleia Legislativa dão conta que, totalmente alheio a qualquer crítica e resmungo vindos de Guarapuava, o que se viu nos corredores daquela casa na mesma terça-feira eram André Sberze e o Deputado Cesar Silvestri Filho felizes e sorridentes andando juntos pela casa, pois além dos pré-candidatos a Vereador do PDT de Guarapuava sinalizarem o apoio ao PPS, os 04 Deputados Estaduais do PDT (Augustinho Zucchi, André Bueno, Nelson Luersen e Fernando Scanavacca) são favoráveis à coligação, já tendo “abençoada” a mesma (relatos da ALEP fornecidos ontem falam de uma reunião que durou várias horas entre os Deputados pedetistas, o presidente André Sberze e o Deputado Cesar Silvestri Filho, porém o blog não conseguiu contatar nenhum dos mencionados para confirmar a informação).


O que se comenta nos bastidores da política de Guarapuava é que a situação de apoio do PDT de Sberze ao PPS de Silvestri seria tão decidida que, em caso de qualquer possibilidade de veto a aliança, nenhum dos pré-candidatos pedetistas iria concorrer a Câmara Municipal, encabeçando essa decisão Belarmino Baccin e Mário Danguy, o que tornaria inútil o partido para qualquer outra coligação, seja com Dr. Antenor (PT) ou com Fábio Ribas, do PP. O próprio André Sberze teria dito a terceiros que em caso de qualquer interferência na decisão local ele abandonaria o partido e ficaria ao lado de Cesar Silvestri Filho, a quem já apoiou em 2008.


O que se comenta é que o PDT de Guarapuava se antecipou na declaração de apoio para inviabilizar uma possível “imposição” do diretório estadual para coligar com o PMDB de Artagão Jr, que tornaria o time de André Sberze como parcela de negociata de apoio do deputado peemedebista – que não será candidato em 2012 – a Cesar Silvestri Filho, conforme o blog já alertou em setembro passado.


Ou seja, se houver veto de coligação do PDT com Cesar Silvestri Filho, o partido brizolista não poderá ser usado por mais ninguém para viabilizar coligação com o Deputado do PPS.


Assim, mais uma vez o advogado André Sberze se adiantou aos acontecimentos e vinculou a coligação com Cesar Silvestri Filho a seu grupo, isolando todos os demais que enxergavam no PDT de Guarapuava um mero partido de manobra e barganha.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul