domingo, abril 29, 2012

Associação da Cantuquiriguaçu debateu sobra oncologia e transporte escolar

Com um ótimo quórum de prefeitos e representantes, a Associação Cantuquiriguaçu realizou nesta sexta-feira(27) à tarde, reunião ordinária para discutir dois assuntos importantes. Um deles relacionado ao Hospital do Câncer em Cascavel e o outro sobre o Transporte Escolar. A reunião começou com os prefeitos e representantes de prefeitos discutindo a questão oncológica, cuja referência é hoje a cidade de Guarapuava. No entanto, o Hospital do Câncer UOPECCAN de Cascavel tem prestado serviços relevantes aos pacientes desta região tanto no tratamento quimioterápico como radioterápico. A questão discutida é que Guarapuava não tem a infraestrutura necessária para atender os portadores de câncer desta região. E pelo que foi dito, Guarapuava vai demorar ainda, pelo menos uma década, se forem realizados investimentos no setor, equiparar com Cascavel. A Secretaria de Estado da Saúde e a 5ª Regional de Saúde, querem agora, fazer valer a referência. Ou seja, que os pacientes com câncer, residentes na região da Cantu têm que obrigatoriamente serem atendidos em Guarapuava. No entanto, se for preciso tratamento radioterápico, não tem. Esses pacientes terão que ser deslocados para Ponta Grossa ou Curitiba, aumentando ainda mais o sofrimento dessas pessoas, já que sabemos que o tratamento contra o câncer hoje envolve também uma questão social, porque efeta diretamente as famílias dessas pessoas. Então, porque prolongar essa agonia se nesse momento estão sendo muito bem atendidos pelo Hospital do Câncer de Cascavel? Quanto a isso, a decisão, com exceção de Pinhão, que em razão de estratégia e até distância preferindo Guarapuava, todos os demais municípios foram unânimes em que o tratamento de pessoas portadoras de Câncer devem ser atendidas em Cascavel. Essa decisão será levada diretamente ao Secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo, inclusive com documentos que serão confeccionados por secretários municipais de saúde da região, mostrando a necessidade de que o atendimento continue por Cascavel e que os recursos também sejam direcionados ao Hospital do Câncer UOPECCAN.

TRANSPORTE ESCOLAR


Após amplo debate promovido pelos prefeitos e seus representantes a respeito de recursos para o transporte escolar, ficou decidido que cada prefeitura fará um completo levantamento dos custos do transporte escolar dos alunos pertencentes a rede estadual de ensino. Uma planilha completa que mostre a realidade de cada município no que se relaciona ao transporte escolar com custo por quilometro rodado, quanto custa transportar cada aluno e assim sucessivamente. Os prefeitos entendem que está havendo boa vontade de parte do Governo do Estado em resolver essa questão. Como o próprio Secretário de Educação Flávio Arns quer discutir o assunto, ficou estabelecido que cada prefeito mostrará ao Secretário a realidade do seu município. O Prefeito de Nova Laranjeiras e presidente da Cantu, Eugenio Bittencourt entende que essa é uma medida justa, que estabelece como sempre, o diálogo entre as partes envolvidas, já que o próprio governo do Paraná sinaliza com a informação de que a partir de segunda-feira(30) vai iniciar o pagamento do transporte escolar no valor de R$ 80 milhões. Assim entende o prefeito Eugenio, que no decorrer do período, cada município pode resolver sua situação em relação ao transporte escolar. E se o caldo entornar, os prefeitos se mostram dispostos, em uníssono, discutir o assunto diretamente com o Secretário de Estado da Educação, Flávio Arns. No entanto, entendem também, que talvez não haja necessidade disso. Que o próprio governo se sensibilize a respeito da situação enfrentada pelos municípios paranaenses. No final da reunião ficou estabelecido que o próximo município a sediar a reunião do mês maio, no dia 25, será Goioxim, do Prefeito Olívio Calsa.

Via Area de Fronteira

Um comentário:

Anônimo disse...

é preciso investir mais e ampliar os atendimentos em Cascavel. Curitiba é muito distante e concentra o atendimento de todas as regiões do Estado e de outras regiões do Brasil. Se Guarapuava não tem estrutura, o doente não tem tempo para esperar. Prefeitos e secretários de saúde, lutem em defesa desse direito básico do povo que é a saúde.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul