sábado, abril 14, 2012

Assembleia Legislativa do Paraná é destaque nacional

A Assembleia Legislativa do Paraná tem sido destaque nacional pelos resultados mais do que positivos das medidas de austeridade adotadas nos últimos 14 meses pela Mesa Executiva da Casa. Ações como o enxugamento da máquina, a reestruturação do quadro de funcionários e a extinção das verbas de convocação e desconvocação dos deputados (14º e 15º salários) se traduziram em bônus para os paranaenses: apenas em 2011, R$ 90 milhões foram economizados e devolvidos para o Tesouro do Estado. Os recursos retornam para a população pelos programas sociais desenvolvidos pelo Governo Beto Richa.

Um dos exemplos concretos foi o repasse que o governo estadual fez na última quarta-feira de 86 veículos para prefeituras e entidades sociais. “Os recursos que economizamos permitiram ao governo estabelecer essa parceria para que as entidades recbessem os veículos”, disse o presidente da Assembleia Legislativa e presidente em exercício do PSDB-PR, deputado Valdir Rossoni. Ele ressaltou, ainda, os resultados positivos quando há harmonia entre os Poderes: “Existe sim a independência entre os Poderes Executivo e Legislativo, mas, acima de tudo, existe um perfeito relacionamento entre eles para trabalhar em beneficio da população.”

Corte na carne

Rossoni destacou que as mudanças continuarão e que, juntamente com os demais deputados, procura garantir que permaneçam. “Somos citados como exemplo para o Brasil. E, sempre é bom reforçar, isso só foi possível porque tivemos forte apoio dos parlamentares na hora em que nós precisamos tomar as medidas duras de cortar na carne e reestruturar administrativamente o Poder Legislativo”, disse, referindo-se às reportagens veiculadas nacionalmente sobre gastos abusivos em algumas assembleias legislativas, onde parlamentares chegam a receber 20 salários por ano.

O deputado lembrou que a Assembleia do Paraná foi pioneira ao cortar o pagamento dessas verbas já no ano passado, fato que mereceu destaque na reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo. “Ficamos felizes em ver que as assembleias do país terão que seguir os passos da Assembleia do Paraná”, comemorou. “E isso está acontecendo porque todos os deputados estavam cansados de ver o Poder Legislativo sem autoridade para exercer sua real função e decidiram agir”, avaliou.

Transparência

A Assembleia Legislativa do Paraná acabou, também, com as diárias para viagens dentro do estado. Outras medidas administrativas foram a demissão de funcionários fantasmas ou contratados irregularmente, enxugamento da máquina e fiscalização minuciosa de todos os contratos, compras e licitações da Casa. “Esse olhar cuidadoso não existia antes. Agora, contamos com procuradores do Estado que analisam todos os passos da Assembleia. E prova de que fazer o que devemos, da forma correta, é que nossa meta é devolver este ano R$ 100 milhões aos cofres estaduais”, afirmou.

Todas as despesas da Assembleia Legislativa do Paraná são publicadas no Portal da Transparência. “A implantação do portal permite que hoje qualquer cidadão fiscalize o trabalho dos parlamentares paranaenses. Aqui podemos dizer que a transparência é um caminho imperativo”, ressaltou Rossoni.

Um comentário:

Anônimo disse...

e aí minotto li esta matéria e fala em reestruturação de funcionários,por falar nisso vc viu que o prefeito Berto nomeou alguns dos exonerados? será que vai chamar todo mundo de volta? só politicagem cara. valeu

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul