segunda-feira, abril 02, 2012

ALEP: Bernardo Carli vai se mantendo deputado devido a afastamentos de colegas

O deputado estadual Bernardo Carli (PSDB) tem contado com pedidos de licença de colegas para se manter no cargo. Desde abril de 2011, quando assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na condição de suplente de coligação, o parlamentar contou com três requerimentos de afastamento de outros deputados.

A primeira das licenças foi requerida no dia 30 de março de 2011, pelo atual Secretário Municipal de Política Habitacional de Curitiba, Osmar Bertoldi (DEM). Ele pediu afastamento de 124 dias do Legislativo para realizar um tratamento de saúde e deixou a vaga em aberto para Carli. De acordo com o Regimento Interno da Alep, se o período da licença é superior a 120 dias, é obrigatória a posse de um suplente em no máximo 15 dias.

Bertoldi reassumiu o mandato no dia 1º de agosto, mas por um curto período de tempo. Já no dia 8 de agosto ele se afastou novamente da Casa para assumir a pasta que ocupa atualmente no Executivo. Esta secretaria foi criada pelo prefeito Luciano Ducci (PSB) durante o mandato, e tem o título de "Extraordinária". Com a saída, o deputado Carli regressou ao cargo.

Contudo, o secretário já anunciou que deve voltar ao Legislativo possivelmente na quarta-feira (4). Em entrevista, ele contou que o objetivo é estar apto pela Legislação Eleitoral a participar do pleito em outubro deste ano. Segundo Bertoldi, a decisão foi tomada a partir de um pedido do partido.

De qualquer forma, ele afirmou que não é pré-candidato à Prefeitura de Curitiba e a intenção é apoiar Ducci em uma eventual candidatura a reeleição. “Isso é muito comum no processo eleitoral. Os partidos querem que seus quadros a disposição”, afirmou.
Após as eleições, Osmar Bertoldi volta ao comando da Secretaria de Política Habitacional.
Nelson Garcia (PSDB).

O retorno de Bertoldi, em tese, deveria deixar o deputado Carli sem espaço na Alep, mas um novo pedido de licença para tratamento de saúde deve garantir a permanência. Na sessão da última quarta-feira (28) o deputado Nelson Garcia, também do PSDB, pediu afastamento de 130 dias em requerimento lido e aprovado em plenário.

O G1 conversou com a assessoria da presidência da Alep, a qual disse que ainda aguarda um requerimento oficial de retorno de Bertoldi. Porém, foi confirmado à reportagem que com a saída de Garcia do cargo, Carli deve se manter na Casa.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa de Carli na sexta-feira (30), e desde então aguarda retorno do deputado.

Bernardo Carli está em seu primeiro mandato. Ele fez 33.645 votos nas eleições de 2010, tendo ficado como segundo suplente da coligação PRB / PP / PTB / DEM / PSDB. O primeiro suplente, Duílio Genari (PP) já havia assumido uma cadeira quando o deputado Durval Amaral (DEM) foi convidado para a Casa Civil. Caso Bertoldi não retorne, o terceiro suplente, Belinati (PP) fica com a vaga.

Via G1

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul