domingo, abril 22, 2012

1º Cavalgada da Cantuquiriguaçu

Neste final de semana, acontece a 1ª Cavalgada da Cantuquiriguaçu, que tem como objetivo integrar ainda mais a região, estreitar os laços culturais, de amizade, de companheirismo e de respeito, tão essenciais e vitais para o ser humano.

O deputado estadual Nereu Moura, que é um grande incentivador do tropeirismo no Paraná, participará de toda a programação que vai começar neste sábado (21) e terminar no domingo (22). A comitiva saíra de Catanduvas, vai passar por Ibema, Campo Bonito, até chegar em Guaraniaçu. Aproximadamente 200 tropeiros confirmaram a presença nesta grande festa.

A Cantuquiriguaçu, região central do Estado, com topografia bastante acidentada, é propicia para a realização de cavalgadas. Por isso, a partir de agora, todos os anos acontecerá um evento igual nos municípios que compõem a Associação.

Todos sabem que no início da colonização do Paraná, a locomoção era feita por meio de animais. Assim, os pioneiros que chegaram ao nosso Estado vieram no lombo dos cavalos e burros cortando picadas a golpes de foice e machado, trazendo o progresso e o desenvolvimento. Hoje, este hábito tem sido praticado tanto por homens quanto por mulheres, de todas as idades, que têm na cavalgada o seu principal hobby.

O ato de cavalgar, além de ser um esporte que traz benefícios físicos e emocionais, segundo Nereu Moura, proporciona sempre uma emoção muito grande, pois revive um pouco da história, estimula a convivência entre as pessoas e incentiva o respeito pela natureza. “Todo tropeiro aprende que é fundamental preservar a natureza para vivermos em um mundo que suporte a existência do ser humano”.

Via Deputado Nereu Moura

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul