quinta-feira, março 15, 2012

Ortigueira:Prefeito compra carro para a filha com verba pública‏

O atual prefeito de Ortigueira, município a 113 km de Apucarana, Geraldo Magela do Nascimento, e o ex-secretário de Finanças, Wellington Dias Furrier, terão de ressarcir os cofres do município o dinherio referente a compra de um carro no ano de 1999. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Nascimento comprou um carro para sua filha com dinheiro da Prefeitura, quando esteve à frente do Executivo municipal entre 1997 e 2000. A decisão foi tomada pelos conselheiros do TCE, em sessão plenária, no último dia 1º.

O valor a ser devolvido será calculado pela Diretoria de Execuções do TCE, para atualização e acréscimos legais. A denúncia foi feita ao TCE pela ex-prefeita de Ortigueira, Marlene de Oliveira Mattos de Pádua (gestão 2001/2004).

A auditoria realizada no município, constatou que em 28 de junho de 1999, os denunciados adquiriram um veículo GM Astra em nome da filha do prefeito, Patrícia Fraga do Nascimento. O fato causou prejuízo de R$ 13.650,00 aos cofres municipais, à época.

A Diretoria de Contas Municipais do Tribunal, informou que no exercício financeiro de 1999, tanto as contas do Poder Executivo quanto do Legislativo de Ortigueira foram desaprovadas.

Caberia, ainda, multa administrativa aos responsáveis pelo dano. Contudo, à época dos fatos, não estava em vigor a Lei nº 113/2005, que disciplina as sanções atualmente aplicáveis pelo TCE. Nos termos da Lei nº 8.429/92, foi descartada uma ação de improbidade administrativa, pelo decurso do prazo prescricional, que é de cinco anos.

Em sua defesa, o prefeito alegou que a denúncia não deveria ser acatada por se tratar de "vingança pessoal". Cabe recurso da decisão, no prazo de 15 dias após a publicação do Acórdão no Diário Eletrônico do TCE

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul