domingo, janeiro 08, 2012

Saudade do Iguaçu:Produção de energia em Salto Osório não está prejudicada

Se a agricultura está prejudicada em virtude das secas, a produção de energia da região não está sofrendo com a estiagem. Como as usinas de Salto Santiago (Saudade do Iguaçu) e de Salto Osório têm grandes reservatórios, os geradores continuam funcionando normalmente, de acordo com a demanda.

Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), somente uma grande seca, de aproximadamente 12 meses, afetaria a produção na região, por isso, a possibilidade é descartada. Algumas usinas no Rio Grande do Sul estão com a produtividade abaixo do normal, por isso, como o sistema é interligado, as hidrelétricas do Sudeste, onde as chuvas estão até causando problemas de enchente, acabam suprindo a falta de produção na região Sul.

Nova comporta

A Usina de Salto Osório que teve uma comporta levada pela força das águas, em setembro de 2011, ainda está funcionando com uma comporta de manutenção, chamada “stop-log”. De acordo com o gerente da Usina, Leocir Scopel, a instalação da nova comporta deverá ser concluída no segundo semestre deste ano. O equipamento será montado no local por pesar 150 toneladas. Mas, segundo garantiu o gerente da UHSO, a produção de energia não será afetada.

Iguaçu Notícias

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul