sábado, janeiro 07, 2012

Guarapuava:Competição entre tratores envenenados é realizada em Entre Rios

Esta é a quarta etapa da competição dos tratores “envenenados” paranaenses organizada pela colônia holandesa de Castrolanda. A disputa ocorre em cinco categorias e consiste na força de arrasto dos tratores que percorrem uma pista de 100 metros rebocando uma carreta que pode chegar ao peso de 60 toneladas.

É a primeira vez que o Trekker Trek é realizado em Entre Rios. “Estamos muito contentes com a realização, em nossa Festa, deste esporte saudável e divertido”, disse o presidente da Cooperativa Agroindustrial Agrária, Jorge Karl, durante a solenidade de abertura, que foi iniciada com a participação especial de um dos tratores mais antigos da cidade, um Ursus (de fabricação polonesa do final da década de 50), que do auto de seus 40 CV de potência inaugurou a pista especialmente construída para a prova no estacionamento da Agromalte.

Tratores empinando, fumaça, labaredas de fogo que saem dos escapamentos e muito barulho de aceleração estão entusiasmando os visitantes. Turbinados e com potencia três vezes maior do que os originais há maquinas nas quais o investimento chega aos R$ 30 mil. “Meu trator não tem preço, não vendo de jeito nenhum”, disse o agropecuarista Bernard Willen Bouwman, de Castrolanda, que dentre os participantes é um dos veteranos e já compete há 10 anos.

O trator de Bernard, batizado por Roda de Fogo, é um CBT da década de 80 e que desde que compete vem sendo preparado e já conta com modificações mecânicas que aumentaram a potência do motor para quase 300 CV, como por exemplo: turbina e bomba injetora de combustível de caminhão, embreagem de cinco discos, entre outros melhoramentos. O CBT originalmente tinha pouco mais de 100 CV.

Ao lado dos experientes há os que estão começando na carreira, como é o caso de Maximilian Karl, de Entre Rios, e está competindo pela primeira vez com o trator batizado de Bodão. Ele contou que o trator com o qual disputará a prova está original e que ele mexeu apenas no equilíbrio do veículo para que sua tração seja ampliada no rodado traseiro. “Se continuar tendo provas aqui em Entre Rios vou participar certamente”, disse. Segundo ele, após a competição o trator voltará para o dia-a-dia na fazenda.

Técnica – Segundo o organizador da prova, Horst Schwarz, estão participando 23 tratores com pilotos de Castrolanda, Tibagi, Arapoti e Entre Rios, divididos em cinco categorias por peso, no conjunto máquina e piloto, que vai das 3,5 toneladas a 7,5. Muitos dos tratores participam de mais de uma categoria, as vezes com pilotos diferentes, e seu peso é modificado com cargas de anilhas.

“Esta competição exige técnica, nem sempre o mais potente é que ganha. Se sai melhor aquele que é o mais equilibrado”, explicou. Durante a abertura da prova ele fez um desafio de que se criem equipes para disputar a demais etapas competição de Castrolanda.

“Nosso interesse é difundir este esporte”, disse o coordenador, por parte da comunidade de Castrolanda, e um dos responsáveis por trazer a etapa a Entre Rios, Eltje Jam Groenwd. Ele contou que as provas são realizadas em Castrolanda há 10 anos e hoje existem 15 equipes na localidade.

Tradição de Castrolanda – Rafael Bouwman e seu irmão Vinicius, de Castrolanda, primos de Bernard, estão competindo em duas categorias (cada um em uma) com um trator CBT de 1973, batizado de CBiTelo. As modificações mecânicas são avaliadas em R$ 20 mil, mas a equipe conta que não gastou para preparar o veículo por contar com patrocínio de algumas marcas e empresas. Ambos competem há oitos anos. “Este trator é uma relíquia da família, pois foi o primeiro trator zero quilômetro comprado por nosso avô”, contou Vinícios.

Reinder Barkema Neto, também de Castrolanda, participa das provas há cinco anos com um trator de 2007 que tem modificações na bomba injetora de combustível e nos pneus. Ele explicou que seu trator já veio de fábrica com turbo e cambio eletrônico que é uma vantagem na competição. “Depois das provas o trator voltará direto para a lavoura”, brincou.

Como funciona – Ao trator é presa uma espécie de carreta sem rodas e que tem um aparato que faz com que a carga seja transferida ao eixo dianteiro, o que faz com que ao se deslocar do início da pista até o final seu peso varie de 20 toneladas até as 60, dependendo da categoria. Ganha aquele que conseguir puxar a carreta mais pesada mais longe.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul