terça-feira, janeiro 10, 2012

Estiagem no Sul:Gleisi reúne ministros para discutir seca no sul do país

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, recebeu na noite desta terça-feira (10) ministros e técnicos relacionados à agricultura e ao clima para discutir a situação dos pequenos produtores afetados pela seca nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

A presidente da República, Dilma Rousseff, já havia demonstrado preocupação com a estiagem nessa região e determinou que os ministros relacionados traçassem um plano de ação, segundo informou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Ela teria pedido, inclusive, que se realizassem estudos para a construção de barragens.

Participaram da reunião desta noite com a chefe da Casa Civil o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, além de representantes do Banco do Brasil, da Defesa Civil e dos ministérios da Integração Nacional, Minas e Energia, Fazenda, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Agrário.

Todos os participantes deixaram o encontro sem falar com a imprensa, mas a expectativa de acordo com assessoria do ministério da Integração - é que sejam anunciadas nesta quarta-feira (11) medidas de apoio aos agricultores do Sul. Bezerra já havia afirmado que podem ser liberados incentivos do governo para a construção de cisternas, reservatórios e adutoras. "A maior preocupação agora é assistir aos pequenos agricultores", disse o ministro.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 142 municípios estão em situação de emergência devido à estiagem. Outros 36 enviaram notificação preliminar de desastre. Ao todo, são 627.172 cidades afetadas pela seca no estado.

Para tentar amenizar os problemas causados pela falta de chuva, o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Beto Grill, assinou na manhã de segunda-feira (9) um decreto coletivo de emergência para as cidades afetadas. O Governo Federal liberou R$ 18 milhões para o estado investir em obras.

Chuvas

Gleisi Hoffmann deve reunir nesta quarta-feira (11) ministros ligados à área de infraestrutura para debater a situação dos municípios atingidos por enchentes no sudeste do país, em especial no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Devem participar os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Paulo Sérgio Passos (Transportes), Fernando Bezerra (Integração Nacional), Aloisio Mercadante (Ciência e Tecnologia), além de técnicos de órgãos relacionados.

Os ministros fazem parte da Força Nacional de Apoio Técnico de Emergência, grupo interministerial criado nesta segunda-feira (9) pela presidente Dilma e que atuará na prevenção de desastres naturais e reconstrução de municípios atingidos.

Um deslizamento ocorrido na madrugada de segunda-feira (9) soterrou cerca de oito casas no município de Sapucaia, no Rio de Janeiro. Treze corpos já foram retirados dos escombros até a tarde desta terça-feira. Simões afirma que os bombeiros ainda trabalham nas buscas de cerca de 9 ou 10 corpos que ainda estariam soterrados.

Em Minas Gerais, de acordo com a Defesa Civil, as morte devido a enchentes e deslizamentos já somam 15 desde outubro. 116 cidades decretaram situação de emergência.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul