domingo, janeiro 08, 2012

Candói: Município discute o Pró Verde Rural, o mais abrangente Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar de toda região

Agricultores familiares estão otimistas após reuniões de apresentação do Pró Verde Rural

Pró Verde Rural

Em Candói, o Programa Municipal de Fortalecimento da Agricultura Familiar “Pró Verde Rural” visa atender todas as regiões administrativas do município, com objetivo de fortalecer o agricultor e inserir ações necessárias para ampliar a qualidade de vida do homem do campo.

Elaborado por uma equipe de profissionais e técnicos o projeto ainda não está concluído. Para isso, estão sendo realizadas durante toda esta semana, com início na última quarta-feira (04), reuniões em todas as regiões administrativas de Candói, visando apresentar o projeto aos agricultores familiares, com a finalidade de ouvi-los, discutir o programa e inserir as maiores necessidades da agricultura familiar.

As reuniões aconteceram nas sedes de associações e pavilhões comunitários com a presença de seus presidentes e demais membros das comunidades. Para poder atender todas as reivindicações durante as reuniões, o poder público municipal usou uma forma dinâmica, reunindo as comunidades, apresentando o programa e em seguida formando grupos entre os agricultores, presidentes de associações, vereadores e secretários para assim conhecer as principais necessidades dos produtores.

Ao todo serão oito reuniões em todas as regiões administrativas do município. As primeiras cinco reuniões tiveram a participação de 30 presidentes e 230 associados, com aprovação unânime das propostas e diversas sugestões novas. “O Plano que nós temos não está completo. Por isso, estamos realizando as reuniões para unir nossos produtores e moradores das áreas rurais para ampliar e concluir o projeto”, afirma Farah Neto. O prefeito disse ainda, que mais de 60% da receita de Candói é aplicada para as famílias do interior. “Se o interior for bem, a cidade vai bem. Se o interior for mal, a cidade vai mal”, enfatiza o prefeito.

Etapas

Após a conclusão das reuniões nas comunidades, a próxima etapa será encaminhar o projeto do programa revisado para a Câmara Municipal de Vereadores de Candói e aguardar a votação. Aprovado então, serão firmados os convênios e as parcerias necessárias para a viabilização das ações, com as instituições governamentais (federais e estaduais) e entidades representativas. Após, iniciarão as etapas de cadastramento, seleção e qualificação dos produtores, enquanto efetivam-se os processos de licitação para contratação de serviços e aquisição dos materiais e equipamentos necessários para a implantação das demais etapas.

Planejamento

Durante as reuniões o prefeito Elias Farah Neto enfatizou a importância do planejamento nas ações e em questões importantes quando se trata de administração pública. “É preciso ter planejamento para obter sucesso nos projetos e na atividade pública”, citou Farah. O prefeito também explicou que é preciso se organizar, planejar, buscando recursos estaduais e federais. “Tenho disponível hoje, 06 milhões em caixa para aplicar em projetos de real interesse do município”, conclui Farah.

Programa

O Programa pretende atender 1.250 agricultores familiares, com empreendimento agrícola e alto-suficiente para serem aplicados nos próximos cinco anos, com término em 2016. Pretende-se a cada ano, atender 250 agricultores dentre todas as regiões do município.
Custo
Para aplicação das ações no ano de 2012, o município irá custear com recursos próprios do município e convênios com o governo federal e estadual. Segundo o prefeito de Candói, Elias Farah Neto estima-se que será gasto em torno de 18 milhões de reais para aplicar todo o programa.

Ações

Entre as ações que constam no programa, foram propostas: Melhoria estradas rurais (Acessibilidade Rural); Integrar a agricultura, pecuária e floretas (SAFs), nos sistemas produtivos de grãos, fibras, carne, leite e agro energia; Educação e Qualificação do Produtor; Fortalecimento do Associativismo; Assistência Técnica; Distribuição de Insumos Agrícolas; Mecanização Agrícola; Apoio a Cadeia Leiteira; Segurança Alimentar; Habitação Rural; Regularização Ambiental; Recuperação da Qualidade do Solo; Saneamento Rural Básico; Agroindustrialização; ainda Esporte, Cultura e Lazer.

Garantia para o Futuro

O Pró Verde Rural será desenvolvido nos próximos cinco anos, porém, paralelo ao início de sua implantação em 2012, o Prefeito Elias Farah Neto nomeará uma comissão para a Elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Candói, ainda mais abrangente e com um horizonte temporal de 25 anos, que será transformado em Lei Municipal, garantindo o futuro das ações necessárias ao Fortalecimento da Agricultura Familiar em Candói.

Um comentário:

Anônimo disse...

sera investido em 2012 apenas 500 mil reais para acão direta ao pequeno produtor na agricultura familiar para quase 44 comunidade.

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul