terça-feira, setembro 06, 2011

ROSSONI APOIA ESCOLHA DAS CATARATAS DO IGUAÇU COMO UMA DAS "SETE MARAVILHAS DA NATUREZA"

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), reiterou nesta sexta-feira (2) o seu mais integral apoio à campanha para a escolha das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, como uma das Sete Maravilhas da Natureza.
“Estamos apoiando, divulgando e solicitando aos paranaenses que votem e ajudem a escolher as Cataratas como uma das mais extraordinárias maravilhas da natureza”, afirmou Rossoni.

As Cataratas disputam posição com outras 27 candidaturas do mundo, num certame organizado pela entidade conservacionista suíça “New 7 Wonders Foundation”, e que entra agora em sua última fase de votação, encerrando-se em 11 de novembro.

Para angariar mais votos da população, o Comitê Vote Cataratas, organizado em apoio à candidatura, apresentou recentemente uma nova estratégia de campanha, agora também com o uso do telefone celular. Assim, para votar, o eleitor interessado só precisa enviar uma mensagem pelo sistema SMS para o número 22046, com a palavra “Cataratas”, ao custo de R$ 0,31, mais impostos.

A votação pode ser feita pelo site de apoio da candidatura: www.votecataratas.com.

Cataratas – Descoberta pelo espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, em 1542, as Cataratas do Iguaçu estão localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu (Paraná/Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Misiones/Argentina), sendo formada por 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu. Criados para administrar e proteger o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor, os parques brasileiro e argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente.

Há 19 grandes saltos, sendo três deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant) e os demais no lado argentino. O maior deles é a Garganta do Diabo, com 90 metros de altura. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia de 150 a 300 e a altura das quedas varia de 40 a 82 metros, resultando numa largura de 2.700 metros, com formato semicircular. O fluxo médio de água nas cataratas é de 1.800 m³ por segundo, o que representa cerca de 10 milhões de litros de água por segundo em quedas.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul