segunda-feira, setembro 05, 2011

Congresso da Rede irá debater a criação de cidades digitais no Paraná

A Rede de Participação Política (RPP) realizará no dia 14 de setembro, em Curitiba, o seu 3º Congresso. Neste ano, o tema central será as Cidades Digitais no Paraná. Seis cidades digitais do Paraná já confirmaram presença no evento que deverá reunir, principalmente, prefeitos, gestores públicos e vereadores de todos os municípios do Estado, com o propósito de estimular que outras localidades também passem a oferecer o sinal gratuito de internet aos seus moradores.
Até segunda-feira passada (29), os prefeitos Cristovon Videira Ripol (Pitangueiras), Elias de Lima (Engenheiro Beltrão), Pedro Leandro Neto (Nova Aurora), Ailton Buso de Araújo (Cruzeiro do Sul), Cláudio Gotardo (Boa Esperança) e Sinval Ferreira da Silva (Tibagi) confirmaram participação no 3º Congresso da Rede.

A Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, também estará no evento apresentando o projeto Cidades Digitais, que deverá ser lançado pelo governo nos próximos meses.

Pelo menos 15 cidades no Estado já possuem sistemas próprios de distribuição do sinal à população, o que já beneficia cerca de 40 mil pessoas diretamente. Os exemplos estão sendo mostrados numa série de reportagens que vem sendo realizada pela Rede Participação Política desde o início do ano. Prefeitos de algumas dessas localidades apresentarão durante o Congresso seus modelos para implantação dos projetos.

O objetivo do Congresso é mostrar também fontes de financiamento, bem como os trâmites legais para se tornar uma cidade digital. "Estimular este processo é beneficiar o coletivo, de elevar para uma condição mais igualitária todas as pessoas que estão à margem. A internet gratuita significa que se cria uma base, um ambiente para amplificação de campanhas, interligação de bairros e cidades, interface da sociedade com o governo, entre outros", destaca José Marinho, coordenador da Rede de Participação Política - iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Primeiro bairro digital

Outro exemplo que será apresentado durante o Congresso da Rede de Participação Política será a experiência do Uberaba, que desde maio deste ano passou a disponibilizar internet gratuita aos moradores e transformando-se, assim, no primeiro bairro digital de Curitiba. O modelo se difere dos demais existentes no país pelo pioneirismo, já que foi articulado e executado por voluntários ligados à RPP, juntamente com a Associação Comercial e Industrial do Uberaba e Região (ACIUR) e parceiros, como a Dipelnet, responsável pela execução estrutural e técnica da proposta.

As inscrições são gratuitas. Clique aqui e faça sua http://www.fiepr.org.br/redeempresarial/Research2141content146532.shtml

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul