quarta-feira, julho 13, 2011

Departamento de Odontologia lança projeto que almeja extirpar cárie em crianças

O departamento de odontologia da prefeitura de Laranjeiras do Sul vem realizando constantemente um trabalho efetivo de prevenção e combate a cárie e outras doenças bucais. Neste ano, foi lançado o projeto “Cárie Zero”, cujo objetivo é a busca pelo índice zero de cárie nas crianças que frequentam entre o primeiro e o quinto ano do ensino público fundamental.

O “Desafio Cárie Zero”, como vem sendo chamado, teve início em março de 2011 com palestras que abordam o cuidado com a escovação dos dentes e da língua das crianças. No primeiro semestre, o ciclo de palestras contemplou todas as escolas municipais, além do programa AABB Comunidade e alunos da APAE. No segundo semestre, as palestras se repetirão. E os dentistas terão a escovação supervisionada.

Existe um índice que afere o estado da saúde bucal da criança. Esse índice é chamado de índice CPOD (cariados, perdidos ou restaurados). Quanto mais debilitada está a saúde bucal daquele grupo, maior é a pontuação neste índice. De acordo com o coordenador técnico do setor odontológico de Laranjeiras do Sul, o dentista José Henrique Sironi, países desenvolvidos alcançam uma média próxima de zero. Quando a pontuação aumenta para 2.0 ou 3.0 já significa que a população está com um moderado problema bucal e acima disso o problema é sério.

Em Laranjeiras do Sul, a média tem se mantido entre 2.0 e 3.0, ou seja, moderado. Porém, se for levado em conta a facilidade de acesso ao tratamento odontológico, bem como as atividades de prevenção realizadas nas escolas, tal índice é considerado alto.

Sironi garante que a equipe odontológica vem trabalhando com determinação para atingir o índice de cárie zero e que esse trabalho só vai ser alcançado com a ajuda dos pais. “Nunca antes a Secretaria de Saúde do Município foi tão engajada em prol da odontologia. Portanto, podemos alcançar o índice de cárie zero, sim. Nossa equipe está motivada e acredito que esse resultado é possível, mas para chegarmos neste número precisamos não só do empenho da equipe de saúde, necessitamos da colaboração e do compromisso de toda população”, enfatizou

“Quando falamos de saúde, e neste caso saúde da boca, sabemos que metade da responsabilidade é do dentista, mas a outra metade é do paciente. Não adianta o esforço apenas de uma das partes. O sucesso somente será alcançado em conjunto. Por isso, estamos trabalhando com os alunos e também com os pais, pois o cuidado na casa é fundamental para conservação do trabalho realizado no consultório”, disse Sironi.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul