sexta-feira, abril 01, 2011

Francischini cobra providências do Governo Brasileiro referente aos confrontos no Rio Paraná

O deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) solicitou ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ontem (30), que os órgãos responsáveis do Governo Brasileiro cobrem do Governo Paraguaio providências para o combate à corrupção na faixa de fronteira entre os dois países.

Nos últimos anos a Marinha Paraguaia tem sido acusada de apoiar ações criminosas que utilizam o lago da represa de Itaipu para o tráfico de drogas, armas e contrabando. Conforme relato de policiais federais lotados nas cidades de Guaíra e Foz do Iguaçu, ambas no estado do Paraná, a troca de tiros que coloca as forças de segurança do Brasil e Paraguai em confronto, e gera um incidente internacional, é freqüente.

Um dos confrontos mais recentes aconteceu no dia 17 de março, quando policiais brasileiros apreenderam uma carga de pneus contrabandeados que era conduzida rumo ao Paraguai. Já em águas brasileiras foram alvo de tiros disparados por uma lancha da Marinha Paraguaia, com uma metralhadora calibre ponto 30, própria para derrubar helicópteros. Os policiais brasileiros revidaram com 60 tiros de fuzil HK G36, arma muito menos potente, e ao fim da munição tiveram de recuar. A lancha da Marinha Paraguaia se aproximou e levou de volta o bote com a carga contrabandeada.

Os tiroteios estão cada vez mais freqüentes porque os policiais brasileiros estão frustrando muitas travessias de barcos criminosos pelo Rio Paraná. De 2007 a 2011, 163 embarcações foram apreendidas pela Polícia Federal na fronteira paranaense.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul