segunda-feira, abril 04, 2011

Alvaro Dias cobra explicações de citados em relatório sobre mensalão

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PSDB-PR), afirmou nesta segunda-feira (4) que os políticos citados no relatório final da Polícia Federal sobre o mensalão devem apresentar explicações à sociedade.

Para o senador tucano, as revelações de reportagem da edição do final de semana da revista “Época” “confirmam o relatório final elaborado pela CPMI dos Correios”, que investigou, em 2005, o suposto esquema de compra de apoio político ao governo no Congresso.

“É a confirmação do relatório final da CPMI dos Correios. Dinheiro público num esquema complexo e sofisticado de corrupção a partir do Palácio do Planalto, o envolvimento do ex-presidente. Todos os citados [no relatório da PF] devem prestar informações. Não queremos prejulgar ninguém, mas quem foi citado deve, por respeito à sociedade, prestar os esclarecimentos que o caso exige”, disse Dias.

De acordo com a revista "Época", o relatório final da Polícia Federal sobre o escândalo do mensalão revela que o dinheiro usado para abastecer o chamado "valerioduto", operado pelo publicitário Marcos Valério, teve origem em recursos públicos.

Para o líder do PSDB, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve ter "celeridade" para julgar o caso: “Achamos que cabe ao STF celeridade para evitar a prescrição do essencial crime de formação de quadrilha. Este é o primeiro crime que prescreverá se não houver celeridade. É um fato que impõe responsabilidade. É preciso agora exigir providências de responsabilização civil e criminal de todos os envolvidos.”

Processo

O relatório da Polícia Federal foi entregue há um mês ao ministro Joaquim Barbosa, relator do caso do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF).

As novas revelações se somam à ação penal que já tramita no Supremo. Até o momento, o caso tem 38 réus. Ainda não há data marcada para o julgamento do mensalão.

O documento foi anexado ao processo e encaminhado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que terá, agora, de apresentar seu parecer.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul