terça-feira, abril 12, 2011

Expedição Caminhos do Iguaçu vai percorrer toda a extensão de rio Iguaçu

A expedição Caminhos do Iguaçu vai percorrer os 1.300 km do Rio Iguaçu, desde Curitiba até Foz do Iguaçu (PR), e mostrar em reportagens como está o rio nas variadas regiões do Paraná.
Dois técnicos especialistas em qualidade da água da Universidade Estadual do Paraná (UFPR) vão acompanhar os cinco dias de viagem. Em todo o trajeto, amostras de água serão coletadas para análise.

Com um equipamento que mostra a variação de parâmetros indicadores da qualidade da água, será possível avaliar a saúde da água em cada trecho do rio.

Nesta segunda-feira (11), a reportagem do Paraná TV 1ª edição mostrou as condições do Rio Iguaçu na região de Curitiba e nas proximidades das cidades que fazem parte da Região Metropolitana da capital.

Neste trecho, lixo e contaminação eram visíveis nas águas do Iguaçu. Além de resíduos de produtos jogados pelas indústrias que foram detectados através de análises. Segundo o biólogo da UFPR, Diogo Hungria, a poluição das águas prejudica a vida dos animais. “Após 16 km percorrendo o rio os parâmetros [resultados de análises] continuam iguais. Fica restrito a poucas espécies. As espécies que suportam a poluição, que são poucas”, explica.

Via G1

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul