segunda-feira, agosto 02, 2010

Governador Pessuti é o primeiro paranaense a responder o Censo

O governador Orlando Pessuti foi o primeiro entrevistado do Censo Demográfico Brasileiro 2010, que começou neste domingo (01) e será realizado durante os próximos três meses em todo o país. No Paraná, 11.162 mil recenseadores do IBGE percorrerão 3,8 milhões de residências até o dia 31 de outubro, data prevista para conclusão dos trabalhos.

As informações coletadas durante o Censo serão utilizadas no planejamento das políticas púbicas em nível nacional, estadual e municipal para os próximos dez anos e também servirão para tomadas de decisões da iniciativa privada sobre investimentos.

O governador Pessuti recomendou que toda a população do Paraná receba bem ao recenseador cadastrado pelo IBGE. “Afinal de contas um censo como este mostrará a realidade do Estado do Paraná, seu perfil econômico e social”, afirmou.

Ele lembrou que o censo propicia um conhecimento mais fiel de como realmente é composta a população do estado. “É bom para o Paraná e é bom para cada um de nós, pois este trabalho que o IBGE faz periodicamente subsidia investimentos e proporciona a elaboração e ampliação de políticas públicas”, acrescentou.

Pessuti acredita que o Censo 2010 no Paraná pode apresentar algumas surpresas. “Podemos nos surpreender com alguns dados no que diz respeito à movimentação dos paranaenses dentro do Paraná. Como, por exemplo, municípios que tiveram a sua população reduzida e outros, onde houve aumento populacional”.

O governador Orlando Pessuti, acompanhado pela primeira dama, Regina Pessuti e seu filho Bruno Pessuti, foi entrevistado pelo chefe da Unidade Estadual do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos. Pessuti respondeu ao questionário simplificado e demorou cerca de dez minutos para concluir as 37 perguntas.

Segurança - Os 191.972 recenseadores poderão ser identificados pelo seu uniforme (colete e boné) com o logotipo do censo, equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. A identidade do recenseador poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para telefone 0800-7218181, das 8h às 22h e pelo site do IBGE na internet www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Sinval Dias dos Santos explicou que, como grande parte da população passa o dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no período da noite, feriados ou final de semana. “Forneçam a ele todas as informações que, após tabuladas, retornarão para a sociedade local e servirão para os gestores públicos definirem as suas políticas públicas na área de saúde, educação, entre outras”, lembrou.

Cada recenseador organizará seu trabalho de modo que consiga entrevistas ao menos um morador de cada domicílio. Ou seja, todos serão contados, sem a necessidade de que todos os moradores de um domicílio sejam entrevistados

Novidades- Uma novidade do censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela internet. Mas esta opção só será válida após a visita do recenseador que fornecerá um envelope lacrado, contendo códigos eletrônicos que dão acesso ao questionário em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo e a segurança das informações prestadas.

A maioria das perguntas do censo 2010 foram mantidas, mas existem algumas perguntas novas. Entre elas, se as crianças de até dez anos têm registro de nascimento e se o cônjuge é do mesmo sexo. Também é novidade o questionamento sobre o tempo de deslocamento do morador da sua casa até o trabalho. “A informação permitirá avaliar quanto tempo às pessoas estão perdendo no trânsito em grandes centros urbanos”, destaca Sinval Dias. Perguntas vinculadas as comunidades indígenas e portadores de deficiência são outra novidade.

O site do censo 2010 terá informações atualizadas sobre a pesquisa, além disso será possível acompanhar o trabalho em redes sociais como Twitter e Facebook e assistir a vídeos no Youtube. O primeiro resultado total da população será conhecido no dia 27 de novembro e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do censo.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul